
Novas tempestades e tornados são esperados para este domingo (16) na região dos Grandes Lagos, perto da fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, após uma série de fenômenos climáticos extremos devastarem partes do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Pelo menos 34 pessoas morreram desde sexta-feira (14), quando dezenas de tornados atingiram diversos estados americanos, deixando um rastro de destruição que ainda está sendo avaliado pelas autoridades.
Casas foram completamente destruídas, escolas danificadas e caminhões derrubados pela força dos ventos.
No Missouri, onde pelo menos 12 pessoas perderam a vida, o governador Mike Kehoe afirmou que o estado foi “devastado por tempestades severas… deixando casas destruídas e vidas perdidas”.
Segundo a agência de gerenciamento de emergências local, relatórios iniciais indicam que 19 tornados atingiram 25 condados no estado.
No Arkansas, três pessoas morreram e 29 ficaram feridas, de acordo com o Departamento de Gerenciamento de Emergências do estado.
Já no Kansas, uma tempestade de poeira na tarde de sexta-feira causou um acidente envolvendo mais de 50 veículos, matando pelo menos 8 pessoas. No Texas, um acidente similar foi registrado.
Por isso, vários estados, incluindo Arkansas, Geórgia e Oklahoma, declararam estado de emergência devido a mais de 100 incêndios florestais.
Segundo o site PowerOutage, aproximadamente 250 mil residências e empresas permaneciam sem eletricidade na manhã deste domingo em todo o país.