A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na última semana a primeira reunião de alinhamento para definir as principais diretrizes do Desfile Cívico-Militar de 2026. O encontro reuniu representantes de instituições parceiras e órgãos envolvidos na organização do evento, marcando o início dos preparativos para esta importante celebração. Durante a reunião, ficou definido que o desfile será realizado no dia 7 de setembro de 2026, com início às 8h, tendo como trajeto a saída da Rótula do Nacional até a Rótula da Brigada Militar. Em caso de chuva, o evento será transferido para o dia 13 de setembro, também às 8h.
Na oportunidade, também foram definidos os temas que irão nortear as apresentações e participações desta edição. O Tema Nacional será “Os Sete Povos das Missões”, valorizando um importante capítulo da história e da formação cultural da região. Já o Tema Regional destacará os 185 anos da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, reconhecendo a trajetória e a contribuição da instituição para a segurança pública do Estado. Em decisão conjunta dos participantes da reunião, o município seguirá os temas nacional e regional, não havendo tema municipal específico nesta edição. A Secretária de Educação e Cultura, Lires Zimmermann Führ, destacou a importância do planejamento antecipado para a realização do evento, “O Desfile Cívico-Militar é um momento de integração, valorização da história e fortalecimento do sentimento de pertencimento da nossa comunidade. Iniciamos a organização com antecedência para garantir que escolas, entidades e instituições possam participar de forma efetiva, contribuindo para um evento marcante e representativo para Santa Rosa”.
No decorrer das próximas semanas, novos encontros serão promovidos para definir os detalhes da programação e garantir a organização do desfile, que tradicionalmente reúne milhares de pessoas para celebrar a história, a cultura e o civismo.







