Após reunião com o secretário municipal de Agricultura e sua equipe diretiva, o vereador Vitor De Conti apresentou indicação na Câmara para que a Administração Municipal autorize a contratação de máquinas terceirizadas para atender os pedidos acumulados de abertura e limpeza de bebedouros e pequenos açudes.
Vitor argumenta que a Secretaria dispõe de apenas duas máquinas do tipo retroescavadeiras para atender todas as demandas da pasta. Por outro lado, há mais de duas dezenas de pedidos já cadastrados na Secretaria de Agricultura com requisição para abrir bebedouros ou açudes de pequeno porte. O vereador entende que a alternativa a esse cenário atual da estiagem é contratar hora/máquina de empresas que ofertam o serviço. “Só assim teríamos agilidade e poderíamos executar as obras nessa época de pouca chuva, aproveitando que o tempo seco permite o trabalho”, justifica. Em sua fala na tribuna, Vitor reiterou que é preciso melhorar o sistema de armazenagem e aproveitamento da água da chuva.
No dia 24 de janeiro o prefeito Anderson Mantei assinou o Decreto de Emergência em função dos prejuízos provocados pela estiagem na agricultura. Com isso, além de buscar acesso a programas do Estado e União, o Município pode prever despesas excepcionais.