A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, por proposição do deputado Luiz Marenco, presta homenagem ao Musicanto Sul-Americano de Nativismo com a Medalha da 56ª Legislatura. A solenidade de entrega está prevista para as 16h30 do dia 11 de agosto, no Salão Júlio de Castilhos, da Casa do Povo, justamente um dia após o aniversário de 94 anos do município de Santa Rosa.
A honraria reconhece a importante trajetória e a relevância cultural de integração latino-americana que o festival proporciona desde sua primeira edição. O deputado Luiz Marenco, sempre atento à integração cultural promovida por eventos e artistas, já prestou homenagem à Festa Nacional do Chamamé de Corrientes, na Argentina, por valorizar os artistas rio-grandenses. Agora, condecora o Musicanto por realizar o mesmo tipo de integração cultural, elevando o nome do Rio Grande do Sul, de seus artistas, com sua musicalidade e sua forma de bem receber os hermanos de além-fronteira, há mais de quatro décadas.
O Musicanto Sul-Americano de Nativismo surgiu em 1983, idealizado pelo cantor e compositor Luiz Carlos Borges, com o objetivo de oportunizar palco aos talentos brasileiros e integrar artistas dos países latino-americanos, além de projetar a cidade de Santa Rosa como uma geradora de cultura autóctone. Atualmente, o evento conta com uma modalidade livre, uma instrumental e está implantando outra, intitulada “Semeador”, voltada para a revelação de jovens de 11 a 17 anos de idade.
O presidente do festival, Fernando Borella, celebra a riqueza da cultura e do nativismo que pulsa no coração de Santa Rosa, expressa de forma única no Musicanto. Agradece sinceramente ao deputado Luiz Marenco e à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pela concessão da Medalha da 56ª Legislatura, que engrandece a história do evento e fortalece sua identidade cultural. E conclui: “Essa homenagem representa o reconhecimento do valor e da tradição que nos unem com a cultura dos povos da América do Sul.”
O festival realiza sua 30ª edição de 4 a 8 de novembro de 2025, no Centro Cívico e Cultural Antônio Carlos Borges, em Santa Rosa. O prazo de inscrições vai até o dia 31 de agosto deste ano.