Vitor De Conti fez encaminhamento neste sentido através de indicação apresentada em sessão da Câmara de Vereadores. Em pedido endereçado para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ele sugere instituir uma Lei Municipal ou um Programa que permita ao Município doar gratuitamente mudas de espécies nativas do Viveiro Municipal e também criar uma campanha permanente para distribuição. Hoje, as mudas são fornecidas mediante pagamento de uma taxa.
O que Vitor De Conti pede é que a destinação seja gratuita aos santa-rosenses que se propuserem a efetuar plantio de árvores próximo a nascentes, em áreas degradadas, em margens de rios e para outras iniciativas que favoreçam a preservação e a recuperação ambiental, no interior e na cidade, tendo foco na livre iniciativa do cidadão. “Cabe à Secretaria pensar uma forma de tornar isso possível. Eu entendo que a medida incentivaria o replantio voluntário”, comenta o vereador.
O parlamentar também ressalta que, para pessoas que desejam plantar algumas dezenas de mudas, essa arborização se torna cara, pois ainda há os custos do serviço. “Também é preciso levar em conta que o Município já dispõe de um viveiro com mudas de boa qualidade para ações desse tipo, bem como existe um Fundo Municipal de Meio Ambiente que pode aportar maior recursos adicionais para custear um eventual aumento de produção de mudas”, argumenta De Conti.
Em março, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou a informação de que o Viveiro dispunha de 50 mil mudas. Também informava um investimento de R$ 204 mil, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente, para melhorias na estrutura.
Vitor também pede que pessoas com multas ambientais ou que devem fazer a reposição obrigatória devido à supressão de árvores não sejam beneficiadas com essa doação gratuita.