O cadastramento biométrico obrigatório teve início em 11 de março e seguirá até o dia 11 de dezembro de 2019 em Santa Rosa.
Segundo a Juíza Dra. Vanessa Lima Medeiros Trevisol e Carolina Watthier, Chefe do Cartório, o município de Santa Rosa possui atualmente 57.119 eleitores, destes, apenas 29.795 já possuem biometria, o que equivale aproximadamente a 52,16% indivíduos que realizaram o cadastro biométrico e estão aptos a votar nas próximas eleições de 2020. No entanto, muitos eleitores santa-rosenses ainda não realizaram o procedimento.
Dessa forma, os pedidos para que os indivíduos realizem o cadastramento biométrico é muito enfatizado, dado que é um ato importante, pois assim os cidadãos do município conseguem exercer o seu direito, que é votar. A região atende também Porto Mauá e Tuparendi, mas que já são biométricos e agora é apenas para Santa Rosa.
Assim, ao eleitor verificar no título eleitoral se está escrito “identificação Biométrica”, e não esteja redigido, ele deve comparecer até o cartório eleitoral localizado no Fórum e efetuar o cadastramento. O Cartório Eleitoral pede que os cidadãos compareçam o mais rápido possível e que não deixem para o último momento fazer o cadastro, pois não conseguem atender um número elevado de eleitores em poucos dias.
Todos os eleitores que necessitam fazer o cadastramento biométrico terão que apresentar os seguintes documentos: a carteira de identificação oficial e o comprovante de endereço atualizado emitido nos últimos três meses, e se tiveres o título de eleitor também pode levar. Porém, se por ventura perdeu o título, não haverá problemas, mas os demais documentos são obrigatórios.
Quem não efetuar o cadastramento biométrico terá o título cancelado e desta forma estará impedido de votar nas eleições municipais de 2020. Também não poderá obter carteira de identidade ou passaporte; Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias; Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal; Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública; Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e outros.
O Cartório Eleitoral atende das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia e fica no térreo do prédio do Fórum de Santa Rosa.