O 1º caso de Coronavírus em Santa Rosa foi confirmado hoje pela manhã pela Fundação Municipal de Saúde e é chamado de importado. Ou seja, foi confirmado em uma pessoa que veio à passeio de um país Europeu para Santa Rosa, visitar seus familiares que residem aqui.
Por critérios da Vigilância Sanitária do município, o país em que o home de 31 anos reside, não foi divulgado. As informações foram repassadas através de coletiva de imprensa na manhã de hoje, sexta-feira.
Ele teria tido os primeiros sintomas leves da doença no dia 19 e foi submetido ao exame no dia 20. O resultado positivo foi informado pelo LACEN hoje pela manhã. Desde que apresentou alguns sintomas, ele ficou em isolamento. “Mas ele está bem, teve sintomas leves e segue bem, em casa”, destacou Alice Hörferber.
“Este momento iria chegar e aconteceu. Recebemos a informação através do Lacen agora pela manhã. Pedimos que a população siga a conduta de cuidados, principalmente o público alvo, que são idosos e pessoas com doenças pré-existentes. Este é o momento que prevíamos. Esta confirmação de uma coleta de exame feita no dia 20, mostra que o vírus já havia chegado em Santa Rosa desde esta data. Isso mostra que ele já circulou, mas nos deixa tranquilos, porque a rotina de procedimento adotada pelo município permitiu o isolamento total deste paciente. Isso se consegue porque temos um sistema bem estruturado. Foram medidas adequadas”, destacou o Dr. Benvegnú.
As informações são de que nenhum dos familiares com quem ele teve contato ao chegar em Santa Rosa, manifestou sintomas até o momento. “Mas nós estamos em contato diariamente via telefone com eles, acompanhando qualquer alteração que possa surgir”, frisou Alice.
As recomendações seguem as mesmas, ou seja, isolamento domiciliar e cuidados com higiene, para evitar que a doença se alastre em maiores proporções.