Apesar de ambos conterem a palavra útero e serem próximos no corpo humano, são dois tipos de câncer diferente. E com isso, muitas vezes, geram dúvidas sobre eles, dando brecha para levantar a pauta sobre a importância da informação e de pesquisar sobre eles.
O tumor de colo uterino é mais frequente do que o tumor de endométrio e ambos se distribuem na população em diferentes faixas etárias. O tumor de colo uterino pode acometer já mulheres mais jovens, enquanto os tumores de endométrio geralmente são diagnosticados em mulheres acima dos 45 anos. Pela maior incidência na população, o câncer de colo uterino tem vitimado mais pessoas podendo, então, ser considerado mais agressivo, porém, tanto o câncer de útero, quanto o de colo de útero, ambos possuem uma alta taxa de cura se diagnosticados precocemente.
CÂNCER DE ÚTERO/ENDOMÉTRIO
O útero é um órgão muscular onde o feto de desenvolve. E o câncer do corpo do útero pode se iniciar em diferentes partes do órgão. Mas, acontece na cavidade uterina, parte interna do órgão, onde fica o tecido endometrial, em que se encontrará tumores de outro tipo, o carcinoma endometrial/adenocarcinoma. Não é um tumor relacionado ao HPV (como no colo do útero) e tem nos seus fatores de risco a história familiar e alguns fatores hormonais.
a) Sintomas
Os tumores endometriais tem o sangramento como principal sinal. Geralmente o tumor de endométrio é investigado sempre que houver um sangramento vaginal fora do usual, em especial nas mulheres que estão já na menopausa. Além de sensação de um inchaço no ventre e desconforto pélvico.
b) Tratamento
Dependendo do estágio diagnosticado, podemos utilizar diversas metodologias de tratamento: cirurgia para casos iniciais, radioterapia e quimoterapia em situações mais avançadas.
CÂNCER DO COLO DO ÚTERO
O colo do útero é a porção uterina que comunica a cavidade uterina com a vagina. A parte externa dele é a mais acometida por tumores, usualmente do tipo carcinoma epidermoide. O principal agente causador deste tumor é a infecção pelo HPV – Papilomavírus humano.
a) Sintomas
O Câncer de colo uterino geralmente se apresenta com secreção / corrimento vaginal, sangramento e dor na relação sexual.
b) Tratamento
Como no mesmo caso do câncer de útero, dependendo do estágio diagnosticado, podemos utilizar diversas metodologias de tratamento: cirurgia para casos iniciais, radioterapia e quimoterapia em situações mais avançadas.
c) Como prevenir
O exame preventivo ( Papanicolaou ) do colo uterino é fundamental para a detecção precoce deste tumor. A partir da coleta de material e a análise do patologista podemos ter informações de lesões pré-malignas e a presença do HPV
A principal ferramenta para a prevenção do câncer de colo uterino é a vacinação para o HPV. Esta vacina é segura e deve ser feita em meninas e meninos de acordo com o Programa Nacional de Imunização Brasileiro.
O uso de preservativos nas relações sexuais e a consulta ginecológica anual de rotina (para a busca de lesões pré-malignas) são também importantes.