A primeira noite do Musicanto 2020 foi marcada por 10 belas canções regionais, demonstrando no palco o talento de artistas locais, e a diversidade cultural que é o festival. Teve samba na voz de Antônio Carlos, teve Rock instrumental de balada com Gian Schuh, chamamé, bolero e chacareira. Mas as classificadas para o festival latino-americano são Avoengo e Nos Segredos do Meu Pala.
Avoengo é um chamamé, de Augusto Wawgiamik e Josemar Busanello de Porto Lucena e Cândido Godói. Que trouxe ao palco os artistas Leonardo Schneidert-Gaita, Josemar Busanello-guitarron, Juan Winz no violão e Luiz Fernando Baldez como interprete.
Outra classificada é de Santa Rosa, a Nos Segredos do Meu Pala, de Marcos Alves, Jackson Guanaco de Ley, Julles de Ley e Djenaro de Ley, que teve como interprete Jean Kircoff.
Segundo o presidente do Musicanto, Vitor de Conti a primeira noite mostrou que a região tem o dom para fazer Musicanto, e mostrar no palco a diversidade cultural produzida aqui. “Foi uma grande noite, marcada por grandes canções que ficaram eternizadas na história do Musicanto. O festival desde a primeira noite se mostrou grandioso, e nesta sexta-feira apresentará as 24 canções selecionadas, as quais concorrerão para a grande final, junto com as duas da quinta-feira”, destacou Vitor.
O Musicanto segue nesta sexta-feira, 27, com apresentação de 24 canções latino-americanas e a final no sábado, quando será conhecida a grande campeã deste ano. Outra novidade deste ano é o show principal, que acontecerá no sábado, antes da premiação do festival. O Grupo Mas Bah estará no palco apresentando o melhor da música regional.
O festival também é atrativo devido sua premiação, pois só nesta edição serão distribuídos R$ 39 mil em prêmios. A Música Mais Popular que será escolhida através da votação on line no site da FENASOJA receberá R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais).
O Musicanto 2020 é realizado pela FENASOJA, com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa, com o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento-CORSAN, Governo do Estado do Rio Grande do Sul- Novas façanhas, além das Lojas Hoje e do Super Cotrirosa, com o financiamento do Pró-Cultura-RS.