Alimentação no verão

Alimentação no verão

Durante o verão, costuma-se aproveitar bastante o clima quente, principalmente por ser um período que coincide com as férias. Muitas pessoas, inclusive, aproveitam para curtir a praia, bronzear a pele e aproveitar a natureza. Durante essa estação do ano, entretanto, é preciso ter um cuidado redobrado em relação à saúde, e com a alimentação não é diferente.

Nutricionista Maicon Link
Nutricionista Maicon Link

Segundo o Nutricionista Maicon Link, deve-se ter cuidados especiais em referência à higiene e refrigeração dos alimentos, evitando assim o risco de infecções e suas consequências devido à contaminação de mantimentos. “As verduras e legumes devem compor boa parte da nossa alimentação, pois são alimentos pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. Alimentos como couve, brócolis, ervilhas, são fontes de luteína e zeaxantina, que atuam como filtro para os raios ultravioletas. Frutas além de refrescantes são campeãs em proteção. Entre outros benefícios elas são ricas em vitamina C e betacaroteno, com potente efeito antioxidante, que atuam no combate aos danos causados pela excessiva formação de radicais livres, vindos da exposição solar. Evitando sobrecarregar o organismo, o melhor é investir em 5 a 6 refeições pequenas ao longo do dia, mantendo o bom fornecimento de energia”, explica.

Em contraposto, possuem muitos alimentos que podem ser evitados ou diminuído o consumo, sendo aqueles com grande quantidade de gordura, açúcar, sal, conservantes, aromatizantes e corantes, principalmente nos industrializados ou no preparo de forma errada. Ter um maior cuidado quando comer alimentos preparados na beira da praia é válido também, pois é muito comum ocorrer intoxicações alimentares nesta época do ano.

Um fator muito importante para esta época do ano é não se esquecer de tomar água. O ideal é ingerir água ao longo do dia (aproximadamente 35ml por quilo de peso). Mas, além disso, eventualmente, pode-se optar por água de coco, sucos e chás também são bons para hidratar com doses naturais de minerais e ainda vitaminas antioxidantes necessários para a proteção do organismo.

Muitos indivíduos também escolhem se bronzear nesta época do ano, e a alimentação também pode interferir e até ajudar. Em vista disso, Maicon Link fala que na hora que se expor ao, é importante beber bastante água, e ir aos horários mais seguros (e não tentar se bronzear de vez em um único dia, pois isto pode gerar riscos à saúde). Mas se voce procura um bronzeado bonito para sua pele, o nutricionista dá dicas:

• Os carotenóides auxiliam no bronzeamento natural da pele. Estes são pigmentos lipossolúveis presentes nos alimentos e alguns são precursores da vitamina A, que é uma das responsáveis pela saúde da visão, proteção e saúde da pele, unhas, cabelos, fortalecimento do sistema imunológico, diferenciação celular, etc. .

• Dentre os diversos tipos de carotenóides existentes, o betacaroteno é o mais abundante, presente nos alimentos de coloração amarela ao alaranjado. Quando transformado em vitamina A no nosso organismo, favorece a formação de melanina e, consequentemente auxilia no bronzeamento e proteção natural da pele. É um coadjuvante na proteção contra radiação solar (evitando sardas, manchas e envelhecimento precoce) podendo também proteger a pele de queimaduras solares intensas.

• Algumas fontes são: abóbora, cenoura, mamão, manga, damasco, laranja, milho…

• É muito importante ressaltar que a função do betacaroteno é diferente da função de um bronzeador ou de um protetor solar, visto que ajuda e aumenta a duração e proteção do bronzeado. Lembrando para que esse efeito seja eficaz, o consumo deve ser frequente e na medida certa, porque somente um dia de consumo não será suficiente para que surja algum efeito. Como em tudo na vida: equilíbrio é a chave. Procure um nutricionista para o acompanhamento individualizado.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas