O tradicional Festival de Pratos Derivados de Soja deve movimentar a região de Santa Rosa nas seletivas municipais e preparativos para o evento que acontece durante a Fenasoja 2026. O lançamento do Festival mobilizou representantes de diferentes pontos da Fronteira Noroeste e das Missões nesta terça-feira (09/12), no Parque de Exposições de Santa Rosa, local onde acontece a feira, de 1º a 10 de maio.
Desafiados a mobilizar mais de 40 municípios da região a se integrarem no Festival de Pratos, os participantes conheceram mais sobre a produção e o aproveitamento da soja na alimentação humana, na palestra conduzida pela professora Eilamaria Libardoni Vieira, do curso de Nutrição da Unijuí, que abordou o tema “Soja: um grão de ouro versátil e nutritivo”. Ela destacou mitos e preconceitos a serem vencidos em relação ao consumo da soja, de modo a aproveitar seu potencial para a saúde e nutrição. Do café da manhã ao jantar, a professora lançou o desafio de introduzir a soja na alimentação a partir da cultura e da gastronomia local, aproveitando potenciais de inovação, sustentabilidade e valor nutricional.
Já a formanda do curso de Nutrição, Djeine Mumbach, trouxe um exemplo prático de aproveitamento cotidiano da soja na alimentação humana. No âmbito do Projeto “Do campo à mesa, redesenhando a casca de soja com sustentabilidade e zero desperdício”, estudantes do curso de nutrição desenvolveram uma forma de transformar o subproduto em uma solução nutritiva, a partir de seu aproveitamento em produtos alimentícios com base em farinha de casca de soja.
Entre as lideranças que participaram do lançamento e reiteraram a importância do fomento ao aproveitamento diversificado do grão, considerando que Santa Rosa é reconhecido como o Berço Nacional da Soja, estiveram o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ullrich, presidente da Fenasoja 2026, Marcos Eduardo Servat, gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, Ivânia Polaczinski, as coordenadoras do Festival, Vanessa Gnoatto, Lisete Primaz, Neca Bao e Patrícia Spielmann, assim como representantes da Cotrirosa, da Coopermil e da Nutri Wieder.
O Festival
O regulamento do Festival, que deve mobilizar mais de 100 pratos com soja em sua composição no dia 5 de maio de 2026, foi apresentado pela presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja e assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto. Serão três categorias: pratos doces, salgados e de agroindústrias, com receitas típicas que caracterizem o município e que fazem parte da cultura e memória alimentar local, adaptadas com derivados de soja.
Entre os objetivos do Festival estão justamente valorizar a soja produzida pela agricultura familiar, reconhecendo sua importância na cultura regional; divulgar o consumo da soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; incentivar hábitos alimentares baseados em alimentos oriundos da agricultura familiar e integrados à identidade regional; relacionar a cultura da soja às características e à história dos municípios da região; fomentar a produção e a comercialização de produtos alinhados ao reconhecimento da região, onde está o Berço Nacional da Soja; estimular a criatividade e valorizar as receitas preparadas cotidianamente pelas famílias; e realizar um trabalho educativo voltado à produção de soja orgânica, conscientizando sobre os efeitos negativos do uso excessivo de agroquímicos.
O evento é uma promoção da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2026, em parceria com a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Coopermil, Cotrirosa, Nutri Wieder e Assessoria de Políticas para Mulheres. Conta com o apoio das prefeituras de Santa Rosa e dos municípios da Fronteira Noroeste e Missões, assim como entidades parceiras locais que se agregam ao processo.












