Formar bons cristãos e honestos cidadãos é a premissa do Colégio Salesiano Dom Bosco. Com sua pedra fundamental lançada em 24 de maio de 1960, completa agora 63 anos na cidade de Santa Rosa-RS, firmando na história do município e dos seus moradores, uma ligação especial de educação e compromisso com o futuro.
Sempre pensando no desenvolvimento dos estudantes e na experiência de vida como parte do aprendizado, a equipe educacional promove, a cada passo, a autonomia dos jovens e crianças. Com as ferramentas certas e todo o suporte, desde as séries iniciais, o colégio oferece espaço e oportunidades a serem preenchidas com as criações e contribuições espontâneas dos alunos. Na ocasião do aniversário do colégio, não foi diferente.
No dia 24, pelas redes sociais do colégio, a escola compartilhou algumas dessas homenagens independentes, recebidas com carinho pela comunidade escolar e pela diretora executiva, Ieda Gruber. “Ter essas homenagens dos alunos, com tanto carinho, tanto amor nas suas várias formas de expressão, nos emociona”, conta ela. “Foram vídeos, fotos, painéis pintados pela escola, memórias afetivas que tocam nossa alma e nosso coração. Ver essas lembranças especiais de cada aluno nos faz pensar: que bom que estamos aqui, transformando vidas e fazendo a diferença para tantas pessoas. ”
Para os professores, as homenagens também são uma vitória da educação, afinal, o nível de autonomia que os estudantes alcançam permite que se organizem, decidam e realizem os planos que, sem esse diferencial, não sairiam do papel sem o trabalho central dos professores. Para a escola, a percepção desse alcance é uma outra forma de carinho, coroando as mais de seis décadas de ensino salesiano com a formação dos tão sonhados bons cidadãos.
“Nós sentimos o carinho das famílias através dos alunos e agradecemos esse apoio e confiança”, diz a diretora Ieda. “É emocionante estar comemorando esses 63 anos e poder sentir o carinho por trás das ações. Hoje nós também temos que dar parabéns para aqueles que estão fazendo a história continuar. Agradecer aos professores, educadores, e principalmente aos salesianos que vieram para a nossa cidade, lá em 1960. Que o colégio continue sendo essa escola que ensina, essa casa que acolhe, essa igreja que evangeliza, e esse pátio que é para fazer amigos. ”
As homenagens podem ser conferidas nas redes sociais do Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa.