Na tarde desta quinta-feira, 03, a diretora do Instituto Bioplanet, Cleide Rigon, e a bióloga Taciéli dos Santos, educadora ambiental do instituto, palestraram para a um grupo de profissionais da segurança pública do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira (4º BPAF), em Santa Rosa.
O 4º BPAF firmou parceria com o projeto “Isso Não é Lixo”, Fronteira Noroeste, que visa, além de promover a conscientização ambiental, desenvolver projetos efetivos de aproveitamento de resíduos recicláveis na região.
Na ocasião foi realizada a assinatura do termo de adesão ao programa.
Conforme a Subcomandante do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira, Major Vanessa, “para a Brigada Militar é uma satisfação poder participar de uma iniciativa tão preocupada com o nosso presente e o nosso futuro”.
Dois Big Bags foram disponibilizados pelo projeto e ficarão a disposição dos profissionais de segurança pública que frequentam o Batalhão.
“Estamos todos preocupados com a maneira como está sendo conduzida a nossa sociedade na questão do descarte do lixo. Então para a Brigada Militar é importante participar dessa iniciativa, porque nós vamos poder, garantidamente, dar um bom destino ao nosso material descartável, acrescentou a Major.
Além da destinação correta dos resíduos produzidos nas dependências do Batalhão, a Brigada Militar irá participar, no dia 26 de março, do Drive Thru de coleta de materiais recicláveis, promovido pelo Instituto Bioplanet, nas quatro estações permanentes de Santa Rosa, no Parcão, no Tape-Porã, Praça da Independência e Praça do Bairro Cruzeiro.
“Vamos disponibilizar os bags para a coleta dos materiais, e todas as semanas nossa equipe virá recolher os resíduos no batalhão. Também será gerado um relatório mensal e, ao final do ano, vamos poder mensurar o quanto de ganhos ambientais essa ação representou”, explicou a diretora do Instituto Bioplanet, Cleide Rigon.
“No momento em que pensarmos que somos responsáveis pelos resíduos que produzimos até o seu destino final, teremos mais consciência. A adesão da Brigada Militar tem dois lados: a consciência individual de cada policial como cidadão e da entidade ser um exemplo para a sociedade” destacou a diretora.
Como uma das instituições mais bem avaliadas e gozando de grande prestígio na sociedade, a Brigada Militar, aderindo a essa parceria assume, também, um papel de vanguarda ao ir além de suas atribuições na área de segurança pública.
“Isso tem uma repercussão nas nossas vidas pessoais, mas também na corporação.
A Brigada Militar tem quase 200 anos. Já passamos por duas guerras mundiais, duas pandemias, e esperamos crescer e avançar em uma sociedade mais sustentável e consciente. Nós fazemos parte dessa sociedade e queremos fazer a coisa certa, também, na sustentabilidade, finalizou a subcomandante, Major Vanessa.
“Com diferentes entidades aderindo ao programa, assumindo essa responsabilidade ambiental, nos leva a crer que estamos no caminho certo”, comemorou a educadora ambiental, Taciéli dos Santos.
“Existem muitos clichês sobre preservar o meio ambiente evitando o desmatamento. Mas precisamos fazer o que é possível para evitar que essas árvores sejam derrubadas, através da reciclagem”, defendeu Taciéli.
Em poucos meses de coleta nas estações permanentes de Santa Rosa, 136 árvores deixaram de ser derrubadas.
Até fevereiro de 2022, as estações recolheram 6.787 litros de óleo de fritura e mais de 28 toneladas de resíduos recicláveis em Santa Rosa.
A cidade recicla pouco mais de 2% das 57 toneladas de lixo produzidas diariamente.
As ações do Instituto Bioplanet pretendem mais que dobrar esse percentual ainda esse ano.