Home»Destaque»Vacinada a 1ª pessoa de Santa Rosa contra a Covid-19

Vacinada a 1ª pessoa de Santa Rosa contra a Covid-19

1
Shares
Pinterest Google+

Chegaram em Santa Rosa ao anoitecer de ontem, antes de completar um ano do 1º caso de Covid registrado no município, as primeiras doses da vacina CoronaVac, que começam a ser aplicadas hoje, dia 20 de janeiro, em um grupo específico de pessoas neste primeiro momento. Agora pela manhã, a primeira pessoa a ser vacinada, foi Rubem Machado de Amarante, de 84 anos. Ele reside no Lar dos Idosos na Vila Agrícola e é portador de algumas comorbidades. Assim como ele, todos os demais idosos que residem em lares serão os primeiros a serem vacinados.
Conforme o Prefeito Anderson Mantei, chegaram em Santa Rosa 1.013 doses da CoronaVac. Ele explica que depois destes idodos internos, vão receber a dose nas próximas horas, os profissionais de saúde que atuam na Unidade Abosco, especializada em Coronavírus. “Depois, os profissionais das Unidades Sentinelas, que são 3 postos em Santa Rosa, localizados na Agrícola, Centro e Cruzeiro. Na sequência, profissionais do SAMU e da UPA, os das Unidades Básicas de Saúde e os profissionais das UTI’s Adulto, Pediátrica e Neonatal”, revelou Mantei, durante entrevista coletiva na manhã de terça-feira. Também está definido que os profissionais do Vida & Saúde serão vacinados pelos próprios vacinadores do hospital.
O Prefeito também explicou que esta vacina necessita da aplicação da 2ª dose, que também já está garantida para Santa Rosa e deve chegar entre 2 a 4 semanas ao município. “Eu estive com o Governador Eduardo Leite, na quinta-feira passada, tratando da questão Covid e número de vacinas. Irei novamente nesta quarta-feira pela amanhã, para uma nova conversa com o Governo e irei até a Capital tantas vezes quantas forem necessárias, para que o mais rápido possível possamos ter um razoável número de pessoas protegidas e vacinadas contra a Covid-19”, frisou Mantei.
Durante o encontro, ele também informou que haverá uma equipe preparada da FUMSSAR para atender as reações adversas que possam ocorrer em virtude da vacina. “Toda vacinação pressupõe que possa ter alguma reação e teremos uma equipe de técnicos preparados para atender a comunidade, caso seja necessário. Após o horário normal das Unidades Básicas de Saúde do município, qualquer pessoa que precisar pode fazer contato na UPA, que estará preparada para prestar o primeiro atendimento e todas informações a possíveis reações adversas”, relatou.
Por fim, ele agradeceu as equipes da Saúde, que durante todo este tempo tem atuado incansavelmente no combate ao Covid e cuidando das pessoas que necessitaram de apoio e suporte e fez um apelo para que os cuidados sigam. “Suplicamos para que não deixemos de lado os cuidados e protocolos básicos, não se pode baixar a guarda neste momento em razão da vinda das primeiras doses da vacina e criarmos dificuldades logo a seguir. Sigam observando regras e protocolos para que possamos manter sob controle este vírus, mantendo uma situação de enfrentamento relativamente tranquila”, concluiu.

Previous post

Doses da CoronaVac já estão em Santa Rosa

Next post

Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *