0
Shares
Pinterest Google+

É indubitável que Santa Rosa apresenta um avanço populacional e também no desenvolvimento da cidade de maneira geral. Nos eventos públicos, ou até mesmo em horas de lazer, é perceptível o acúmulo de pessoas que se encontram no mesmo local, sendo crianças, adolescentes, adultos ou idosos.

Conforme as Estimativas de População, divulgadas em 29 de agosto, Santa Rosa tem, atualmente, 72.919 habitantes. São 6,3% a mais que a população contada no Censo 2010, que era de 68.587 habitantes.

A estimativa de população é divulgada anualmente e tem por base a variação de população entre os dois últimos censos (2000-2010), a taxa de natalidade e mortalidade e a migração verificada no último Censo. Esses dados são divulgados para atualizar a base de vários cálculos, como o valor do Fundo de Participação dos Municípios, valor repassado para a saúde e educação, dentre outros.

“O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada a cada 10 anos, preferencialmente no ano de final (2000, 2010, 2020, …), atendendo normas internacionais de comparação de dados. No Censo são visitadas todas as residências do país contando quantas pessoas somos e como vivemos. São levantados dados gerais como idade, cor, sexo, condição urbana ou rural e dados específicos como a coleta de dados de educação, trabalho e rendimento, religião, migração interna e internacional e fecundidade. Pesquisa também a presença de bens duráveis e de serviços públicos. A previsão é de que em 2020 novamente tenhamos equipes nas ruas coletando essas informações”, explica Thiago Beniz Bieger, Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas do IBGE de Santa Rosa.

O censo também revela outros dados interessantes e cai naquilo que muitos tem interesse em saber: se na cidade nascem ou morrem mais pessoas, e pelas Estatísticas do Registro Civil, uma pesquisa que é realizada a cada três meses e divulgada a cada ano, em Santa Rosa, nasce muito mais pessoas do que morrem. No ano de 2016 nasceram 1005 crianças filhos de moradoras de Santa Rosa e faleceram 539 pessoas que residiam no município.

Também se sabe que na cidade um grande número de indivíduos acaba indo embora, principalmente para ir estudar, e de fato, em uma análise comparativa entre os Censos 2000 e 2010, a faixa de 15 a 24 anos é o período em que houve redução relativa maior que a média. Mas em números absolutos, foi na faixa de 35 a 39 anos em que houve uma pequena redução. Como cada área requer uma análise mais aprofundada e um censo específico, estão aguardando o próximo Censo para atualizar esses números.

“Considerando o crescimento econômico e imobiliário, a percepção que temos quando olhamos Santa Rosa é de que o município teve um grande crescimento populacional. No entanto, isso não quer dizer realmente que teremos um grande salto no número de habitantes, são muitos os fatores que devem ser considerados (mudanças de um bairro a outro, a situação de deixar a casa dos pais, investimentos imobiliários de pessoas não moradoras, etc.). Somente os dados do próximo Censo, que é uma pesquisa que passa domicílio por domicílio, poderão confirmar essa percepção”, salienta Thiago.

A informação da expectativa de vida ao nascer, baseada nos dados do Censo 2010, é divulgada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento por meio do Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil 2013. A expectativa de vida ao nascer em Santa Rosa no ano de 2010 era de 77,3 anos.

“O Censo Demográfico é a única pesquisa que levantam dados e informações em todos os domicílios do país. São essas informações que mostram o retrato de quem somos e de que forma vivemos. E justamente por isso são tão importantes, pois essas informações servem de base, tanto para o planejamento do setor público (formação e avaliação de políticas públicas) quanto do setor privado (demanda de consumo por território, avaliação de empreendimentos)”, conclui Thiago.

Previous post

Atleta assina contrato com o Juventude

Next post

Comando da PRE é de uma mulher

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *