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Atualmente um grande poder para a área comercial são as conexões, as pessoas, seus conhecidos, as pessoas com as quais você consegue acesso pelas suas experiências de vida, seus estudos, seus cursos, seus trabalhos, suas amizades, seus esportes, a escola dos seus filhos, seus clientes, sua religião, enfim, todos os pontos de sua vida que tem a ver com pessoas.

Por que isto é importante? Justamente porque são destas conexões pessoais que surgem as oportunidades, ter acesso a pessoas e poder entender suas necessidades, suas opiniões, seus costumes, suas crenças e culturas, suas demandas de produtos e serviços, ou simplesmente, poder ofertar ou fomentar algumas ideias a partir de seus objetivos.

Desta forma, quanto maior for sua rede de contatos, maior a possibilidade de negócios e influência você representa. Obviamente seus contatos não significam negócios automaticamente, mas são nestes canais que a medida que você tenha um produto ou serviço que você tem interesse de negociar, você poderá ofertar aos mesmos e assim evoluir num processo para que estes negócios aconteçam.

Hoje em dia temos uma forma simples de avaliar o potencial influência de uma pessoa, que é através de suas redes sociais, por este canal você pode entender quais são os tipos de pessoas com as quais se tem mais proximidade, qual o perfil das pessoas, se são mais homens ou mais mulheres, se tem alguma preferência por esportes ou algum Hobbie específico, se costuma viajar e inclusive o nível de renda destas pessoas, considerando locais e preferências que apresentam nas suas publicações. Portanto, as redes sociais são praticamente um espelho de nossos vínculos de convívio em sociedade e também de nossas formas de vida pessoal e profissional na maioria dos casos.

A grande questão é como transformar todo este potencial de negócios em realidade. Bem, o primeiro passo é você definir objetivos relacionados a vender algo que tenha a ver com seus contatos, por exemplo: Você joga futebol, automaticamente, tem contato com outros jogadores de futebol, sabe quem gosta de determinadas marcas, para qual time a pessoa torce, quais são suas referências no esporte e até quais produtos podem interessar para cada atleta. Com base nisto, digamos que você comece a vender produtos esportivos, poderá ofertar fardamento ideal para cada atleta, tênis e chuteiras das marcas de preferência, assessórios como caneleiras e outras proteções vinculadas ao esporte, viagens para assistir jogos do time do coração, entre muitas outras oportunidades. Enxergar estas possibilidades é o segredo dos negócios e fazer as provocações certas para cada pessoa, buscando um sim para cada negócio ser efetivado.

Assim, transformar as conexões em negócios, é só uma questão de estratégia, pensar organizar e utilizar com sabedoria toda nossa história e nossos contatos para gerar negócios. Obviamente isto não é uma obrigação é apenas uma possibilidade dentro das inúmeras que uma boa rede de contato nos oportuniza, considerando que muitas vezes estas redes não são usadas somente para vendas, mas principalmente para influenciar as pessoas.

Um bom exemplo é a política, onde as relações são bastante utilizadas para agregar votos para um ou para outro partido, então, mesmo quando não estamos com o objetivo voltado para o comercial, as conexões têm muito poder e podem trazer resultados, positivos ou negativos, de acordo com as diferenças de opiniões. Portanto, fique atento e potencialize sua rede de contatos para seus objetivos, sejam eles comerciais ou de qualquer outra natureza e esteja esperto pois você também pode ser alvo de estratégias, buscando influenciar suas decisões.

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