Currículo: porta de entrada para novos empregos

Currículo: porta de entrada para novos empregos

Um dos primeiros passos quando o indivíduo decide procurar emprego é montar um currículo. E de fato, é um fator bastante determinante no processo de seleção. Um currículo bem estruturado resulta em uma ferramenta potencial parra chamar a atenção do recrutador, afinal, será o primeiro contato que o empregador terá com o candidato.

O currículo não deve ser muito extenso e nem com poucas informações. Dados pessoais, como nome completo, idade e endereço são fundamentais. Também deve elencar as principais características para a vaga que está disponível ou que deseja atuar. Por exemplo, se a área for para comunicação, o documento requer uma abordagem que o candidato entende do setor. É importante ter as experiências, a disponibilidade e descrever os cursos mais significativos relacionados à vaga desejada.

Segundo Jaqueline Boz, Gestora do Polo Uninter Santa Rosa, devem-se evitar informações desatualizadas e exageradas, não usar letras coloridas e imagens desnecessárias ou elogios a si mesmo. Ela também dá algumas dicas do que é interessante retratar em um currículo profissional:

• Use uma linguagem de fácil entendimento, mas com correção linguística.

• Seja honesto e não omita dados importantes.

• Os dados de contatos precisam estar atualizados, além de elencar dois números de telefone e e-mail para contato.

• Se usar foto, cuidado com o tipo de imagem que está passando.

• Em relação à formação profissional, inicie pela última experiência e não a primeira.

• Lembre-se de que um currículo mal construído pode desclassificar um bom profissional.

A preocupação de muitos, quase sempre jovens, é sobre o que escrever em espaços que constam a experiência e as qualificações, sendo que recém estão em busca de seu primeiro emprego. “Se você não tem nenhuma experiência e qualificação, descreva suas competências pessoais. Se caso você escreva bem, se é comunicativo, se sabe trabalhar com as tecnologias, em grupo, etc… É relevante escrever que você possui disposição de aprender e que está em busca de sua primeira oportunidade”, aconselha Jaqueline Boz.

2 visualizações.
Notícias Relacionadas