0
Shares
Pinterest Google+

O vereador Osório Antunes dos Santos (PL) protocolou junto a Câmara de vereadores a indicação da entrega de uma Menção Honrosa ao 19º Regimento de Cavalaria Mecanizada Regimento San Martin (19º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento San Martín), de Santa Rosa RS, pelos 80 anos de fundação que estão sendo completados nesta sexta-feira (02/09). A matéria foi aprovada por unanimidade e a honraria será entregue em sessão solene no dia 12/09.

Em 2 de setembro de 1942, o Aviso do Ministério da Guerra Nr 2.260, criou o 1º REGIMENTO DE CAVALARIA TRANSPORTADO (1º RCT), com sede na cidade de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul. No entanto, tendo em vista a longa faixa de fronteira às margens do Rio URUGUAI, ainda devido à escassez de população na Região Noroeste do nosso Estado, decidiu o Ministério da Guerra transferir o recém-criado 1º R.C.T., para a cidade de SANTA ROSA – RS.

Em 3 de setembro de 1942, o Regimento passa a ter autonomia administrativa e o Major THEÓPHILO OTTONI DA FONSECA, autor da canção da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, foi o oficial designado para comandar o núcleo formador do 1º R.C.T..

Em novembro de 1942, foi ocupada as primeiras instalações no então Hospital de Caridade, atual Hospital “Vida e Saúde”.

Em 3 de janeiro de 1944, publicou-se no Boletim da Unidade que o Ministro da Guerra declarara que os Regimentos de Cavalaria Transportados passariam a denominar-se “Regimentos de Cavalaria Motorizados”.

Em 1º de junho de 1944, o já denominado 1º Regimento de Cavalaria Motorizado transfere-se para as atuais instalações e, a partir dessa data, desempenha suas atividades em sede própria, organizando e construindo conforme suas necessidades.

Em 31 de dezembro de 1979, por intermédio do Decreto Nr 84.359, o 1º Regimento de Cavalaria Motorizado foi renomeado para 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado, assumindo todas as atribuições já existentes: proporcionar segurança e apoiar o desenvolvimento sócio–econômico e cultural da Região.

Em 3 de dezembro de 1979, ocorre a passagem de subordinação do 19º RC Mec diretamente para a 3ª Divisão de Exército.

Em 23 de setembro de 1986, está OM recebe as Viaturas Blindadas CASCAVEL (VBR EE9).

Em 19 de outubro de 1988, o Regimento recebeu, 11(onze) VBTP (Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal) EE-11 URUTU.

Em 22 de maio de 1992, foi criado o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), estabelecimento de ensino com expressiva relevância no Sistema de Ensino do Exército Brasileiro.

Em 7 de setembro de 1993, na Capital Federal Brasília, foi entregue pelo Exmo Sr Presidente da República ITAMAR FRANCO ao então Comandante do 19º RC Mec, Cel Cav LUIZ ALFREDO REIS JEFFE, o Estandarte Histórico do “REGIMENTO SAN MARTIN”. Essa denominação histórica foi motivada como prova do estreitamento dos Laços de amizade que unem os Exércitos do Brasil e da Argentina.

Em 17 de maio de 2006, O Rgt passou a ser subordinado à 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada JOSÉ LUIZ MENNA BARRETO, com sede em SANTIAGO, RS.

No biênio de 2019 e 2020, fruto do processo de Transformação da Força Terrestre, o Regimento recebeu 9 Viaturas Blindadas de Transporte GUARANI.

Atualmente o Regimento é comandado pelo Tenente Coronel Márcio Silva de Mello, possui 3 Esquadrões C Mec, 1 Esquadrão de Comando e Apoio e o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) de Cavalaria. Ao todo, são 612 militares, sendo 195 do Efetivo Variável.

Fiel aos princípios emanados na Constituição da República, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado abrange uma área de atuação de 49 municípios e uma faixa de fronteira de 330 km. Durante estes 80 anos de existência, presta relevantes serviços à comunidade Santa-rosense e Região, que vão desde ações cívico-sociais até a proteção integrada e contribuição da manutenção da ordem interna, demonstrando o alto nível de instrução e disciplina do “Sentinela do Alto Uruguai”.

“MISSÃO RECEBIDA, MISSÃO CUMPRIDA!

Previous post

Época de enxameação de abelhas

Next post

Vanderli de Barros irá receber o título de cidadã santa-rosense

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *