,

Vacinada a 1ª pessoa de Santa Rosa contra a Covid-19

Vacinada a 1ª pessoa de Santa Rosa contra a Covid-19

Chegaram em Santa Rosa ao anoitecer de ontem, antes de completar um ano do 1º caso de Covid registrado no município, as primeiras doses da vacina CoronaVac, que começam a ser aplicadas hoje, dia 20 de janeiro, em um grupo específico de pessoas neste primeiro momento. Agora pela manhã, a primeira pessoa a ser vacinada, foi Rubem Machado de Amarante, de 84 anos. Ele reside no Lar dos Idosos na Vila Agrícola e é portador de algumas comorbidades. Assim como ele, todos os demais idosos que residem em lares serão os primeiros a serem vacinados.
Conforme o Prefeito Anderson Mantei, chegaram em Santa Rosa 1.013 doses da CoronaVac. Ele explica que depois destes idodos internos, vão receber a dose nas próximas horas, os profissionais de saúde que atuam na Unidade Abosco, especializada em Coronavírus. “Depois, os profissionais das Unidades Sentinelas, que são 3 postos em Santa Rosa, localizados na Agrícola, Centro e Cruzeiro. Na sequência, profissionais do SAMU e da UPA, os das Unidades Básicas de Saúde e os profissionais das UTI’s Adulto, Pediátrica e Neonatal”, revelou Mantei, durante entrevista coletiva na manhã de terça-feira. Também está definido que os profissionais do Vida & Saúde serão vacinados pelos próprios vacinadores do hospital.
O Prefeito também explicou que esta vacina necessita da aplicação da 2ª dose, que também já está garantida para Santa Rosa e deve chegar entre 2 a 4 semanas ao município. “Eu estive com o Governador Eduardo Leite, na quinta-feira passada, tratando da questão Covid e número de vacinas. Irei novamente nesta quarta-feira pela amanhã, para uma nova conversa com o Governo e irei até a Capital tantas vezes quantas forem necessárias, para que o mais rápido possível possamos ter um razoável número de pessoas protegidas e vacinadas contra a Covid-19”, frisou Mantei.
Durante o encontro, ele também informou que haverá uma equipe preparada da FUMSSAR para atender as reações adversas que possam ocorrer em virtude da vacina. “Toda vacinação pressupõe que possa ter alguma reação e teremos uma equipe de técnicos preparados para atender a comunidade, caso seja necessário. Após o horário normal das Unidades Básicas de Saúde do município, qualquer pessoa que precisar pode fazer contato na UPA, que estará preparada para prestar o primeiro atendimento e todas informações a possíveis reações adversas”, relatou.
Por fim, ele agradeceu as equipes da Saúde, que durante todo este tempo tem atuado incansavelmente no combate ao Covid e cuidando das pessoas que necessitaram de apoio e suporte e fez um apelo para que os cuidados sigam. “Suplicamos para que não deixemos de lado os cuidados e protocolos básicos, não se pode baixar a guarda neste momento em razão da vinda das primeiras doses da vacina e criarmos dificuldades logo a seguir. Sigam observando regras e protocolos para que possamos manter sob controle este vírus, mantendo uma situação de enfrentamento relativamente tranquila”, concluiu.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas