A Unidade de Pronto Atendimento teve uma redução no número de atendimentos este ano. Nos seis primeiros meses, foram 24.898 atendimentos, sendo que no ano passado foram pouco mais de 30 mil no mesmo período. Maio, junho e julho, são meses que normalmente ocorrem um aumento na UPA, mas esse ano esta sendo diferente. Maio e junho, registraram 3.230 pacientes de média, sendo que no mesmo período em 2019, a média mensal era de 5 mil atendimentos.
O Gerente Silvano Cervo destaca que a redução ocorreu em função do coronavírus, “Como os atendimentos gerais de sintomas de gripe e problemas respiratórios ficaram centralizados no Dom Bosco, o nosso número de atendimento clínico na UPA teve uma redução”. Os atendimentos de urgência aumentaram nesses seis primeiros meses, de 11% foram para 14%.
Mesmo com as restrições, em função do coronavírus, os treinamentos e as qualificações dos profissionais continuam, de forma diferenciada e individual, mas seguem como prioridade. Nesses primeiros meses, foram realizadas diversas ações, segundo a Diretora Geral Vanderli de Barros, “Nossa rede de urgência, assim como, demais setores da Instituição, estão em constante processo de qualificação”. Os mais de 120 profissionais que atuam na Unidade desde 2014, já realizaram mais de 349 mil atendimentos desde que a UPA foi aberta.