Unijuí inaugura novo laboratório em Santa Rosa e traz tecnologia inovadora para a formação em saúde na região

Unijuí inaugura novo laboratório em Santa Rosa e traz tecnologia inovadora para a formação em saúde na região

A Unijuí inaugurou, na última semana, um novo e moderno Laboratório de Microscopia, totalmente equipado com tecnologia de ponta que transforma a forma como os estudantes aprendem sobre o corpo humano, as células e os processos que envolvem a saúde e a vida. A implantação dessa nova tecnologia soma-se a uma série de  investimentos que vêm sendo feitos no campus Santa Rosa, a partir da implantação dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e, recentemente, Fonoaudiologia.

O professor Vítor Antunes de Oliveira, coordenador do curso de Biomedicina, reforça a importância de todos os demais equipamentos já instalados no campus, nos novos laboratórios de Anatomia e Fisiologia Humana, Bases Moleculares, Bioquímica e Microbiologia. “O entendimento da coordenação, dos professores e da reitoria é que era preciso investir em qualidade no campus Santa Rosa, e qualidade passa por tecnologia.” Um exemplo desse compromisso com a inovação está no Laboratório de Anatomia, que conta com mesa interativa de anatomia 3D e recursos de visualização anatômica avançada. Essas tecnologias proporcionam aos estudantes uma exploração imersiva e interativa do corpo humano, permitindo visualizar estruturas em diferentes camadas, realizar simulações e aprofundar o conhecimento anatômico de forma dinâmica. Esse tipo de experiência contribui diretamente para o desenvolvimento de habilidades essenciais à formação de profissionais da saúde.

Na última semana, os técnicos responsáveis pelo laboratório receberam um treinamento e, neste semestre, os estudantes já podem utilizar a nova estrutura nas aulas. De acordo com Katarine Patatt, uma das técnicas que participou do treinamento dos novos equipamentos, a aquisição representa um avanço significativo. “Esses microscópios permitem que os estudantes observem com mais clareza estruturas celulares, tecidos, microrganismos e outros componentes da área da saúde. Com eles, é possível analisar com maior precisão, aproximando ainda mais a vivência acadêmica do mundo do trabalho e dos laboratórios reais,” destacou.

Conheça a estrutura do novo laboratório

Na estrutura recém-inaugurada, o professor utiliza um microscópio de alta tecnologia com câmera, que transmite, em tempo real, imagens em altíssima definição. Essas imagens são exibidas em uma lousa digital/TV e também enviadas diretamente para os smartphones ou tablets dos estudantes, por meio de um aplicativo. Isso permite que toda a turma acompanhe simultaneamente o que está sendo visualizado no microscópio do professor. Além disso, cada estudante possui seu próprio microscópio para realizar as atividades práticas, desenvolver habilidades e interagir com o conteúdo.

Com o uso do aplicativo, os estudantes podem:

Capturar fotos e gravar vídeos da imagem transmitida;
Usar ferramentas de medição (linhas, áreas, formas) – ideal para analisar células e tecidos;
Ativar a restauração de cores reais, comparando diferentes modos de coloração para uma análise mais precisa;
Realizar marcações e anotações diretamente sobre a imagem captada.
Essas funcionalidades podem ser acessadas em tempo real durante a aula ou posteriormente, em casa, o que torna o aprendizado mais interativo, acessível e conectado com as práticas reais das profissões da saúde.

Na formação de profissionais como biomédicos, farmacêuticos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos, o estudo detalhado de células, tecidos, microrganismos e outras estruturas microscópicas é essencial. No novo laboratório, os estudantes podem, por exemplo:

Observar células do sangue e aprender a identificar possíveis alterações;
Analisar tecidos musculares e nervosos, compreendendo seu funcionamento;
Estudar bactérias e fungos, entendendo como afetam a saúde humana;
Realizar práticas que ajudam no diagnóstico de doenças e no conhecimento sobre o funcionamento do corpo humano.
Essas vivências fazem parte da formação básica em saúde e são fundamentais para desenvolver, desde o início do curso, habilidades técnicas, pensamento analítico e o olhar clínico necessário à atuação profissional.

Tecnologia inédita na região

Este é o primeiro laboratório na região com essa combinação de tecnologias, o que posiciona a Unijuí como referência no ensino da saúde. A vice-reitora de graduação, professora Bruna Comparsi, destaca a grandiosidade desse investimento, tanto para a qualificação do ensino na Universidade, quanto para a contribuição com a área da saúde na região. “Mais do que uma nova infraestrutura, este laboratório representa o compromisso da Unijuí com o futuro da saúde na nossa região, garantindo uma formação moderna, completa e alinhada com as demandas do mundo do trabalho.”

O professor Vítor destaca que um dos grandes diferenciais da nova estrutura está na capacidade de atrair o interesse do estudante pelo aprendizado. “Nossos estudantes terão contato com tecnologias que não são facilmente acessíveis, podendo realizar análises complexas de forma muito simples. Isso certamente vai fazer com que eles se encantem pelas suas profissões, pela pesquisa, pela extensão e pelo ensino. Vão concluir seus cursos com uma bagagem de conhecimento incalculável.”

A nova estrutura consolida o compromisso da Unijuí com uma formação de excelência na área da saúde, unindo teoria, prática e tecnologia de ponta de forma integrada. “Inauguramos mais um ambiente de inovação que prepara profissionais com sólida formação técnica e científica, sensíveis às necessidades da comunidade e prontos para atuar com ética e responsabilidade”, finaliza a vice-reitora Bruna Comparsi.

Notícias Relacionadas