,

Unijuí e Cisa iniciam processo para testagem de coronavírus

Unijuí e Cisa iniciam processo para testagem de coronavírus

A Unijuí, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Cisa), implantou na Universidade um novo setor de biologia molecular, dentro do Laboratório Escola da Unijuí, o Unilab. A partir do espaço serão realizados os testes pelo método RT qPCR, com o objetivo de detectar novo coronavírus.

De acordo com a biomédica Eliana Dürks, responsável técnica do Unilab, essa parceria busca viabilizar o diagnóstico, sabendo que é um exame muito importante para a região. “O Cisa fez a compra dos equipamentos e dos insumos para realização dos testes e a Unijuí, em contrapartida, ficou responsável por organizar o espaço físico e a equipe técnica para liberação desses laudos para os municípios que são conveniados com o Consórcio”, explica.

Cada município enviou um representante que foi treinado pela Unijuí para a realização dos testes, a gravação desse treinamento também foi disponibilizada às cidades que farão as coletas. A partir disso os municípios retiram os kits e ficam responsáveis pelas testagens, essas coletas serão enviadas ao Unilab, que irá processar cada amostra e posteriormente fará a liberação dos diagnósticos e laudos.

Os resultados são comunicados às Coordenadorias de Saúde. “Nós temos esse exame como uma notificação compulsória, então precisamos fazer a notificação desses resultados para a Coordenadoria correspondente de cada município. Lembrando que o nosso compromisso maior é contribuir com a saúde de cada um desses pacientes que estarão esperando pelos resultados. Além disso, nosso objetivo é contribuir com as autoridades nas tomadas de ações frente à pandemia”, afirma.

A realização dos exames na Unijuí impacta também no aprendizado dos estudantes, que se envolvem no processo, a partir do Unilab. “Desde o início foi realizada toda uma modificação, uma ampliação do espaço, tivemos o apoio de vários setores da Universidade, muitos estudantes, estagiários, voluntários e toda equipe que foi formada para atuar nesse setor demonstrou muita dedicação e empenho. Já estamos aptos para começar realizar essas análises. Os nossos estudantes poderão vivenciar e ter essa experiência dentro da Universidade podendo ampliar os seus conhecimentos e enriquecer cada vez mais o seu aprendizado”, destaca Eliana.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas