A comunidade acadêmica e regional poderá conferir na Unijuí em Santa Rosa a Exposição “Êxodos”, do fotógrafo Sebastião Salgado, que percorreu 41 países documentando grupos e sociedades fomentando a discussão sobre a condição humana, defendendo a necessidade de repensar a forma de coexistirmos no mundo.
A exposição tem o objetivo de mostrar através das imagens, a história de pessoas que, pressionadas por circunstâncias políticas, sociais ou econômicas, deixaram para trás a sua terra natal, provocando reflexões, através do olhar humanista de Sebastião Salgado, sobre a situação de migrantes, refugiados ou exilados que tentam escapar da pobreza, da repressão ou da guerra.
Para a Educadora do Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), Belair Aparecida Stefanello, “as fotografias dessa exposição capturam momentos trágicos, dramáticos e heroicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos nossos tempos. Não oferecem respostas, mas deixam em aberto pelo menos uma questão: ao rumarmos para o futuro não estaremos deixando para trás uma boa parte da humanidade? ”, ressalta.
A mostra de fotografias também integrou a programação das atividades do IV Congresso Nacional Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos, promovido pelo Curso de Direito da Unijuí, em Santa Rosa, na última semana de maio.
Para a coordenadora do curso de Direito do Campus Santa Rosa, professora Francieli Formentini, os eventos promovidos pelo curso de Direito contemplam atividades culturais conectadas com as temáticas abordadas em congressos e semanas acadêmicas, oferecendo uma oportunidade de novos conhecimentos culturais aos acadêmicos.
A exposição temporária faz parte do acervo do Museu, mantido pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene), é composta por 58 quadros e divide-se em cinco partes: Refugiados e Migrados, África, Luta pela terra, Megacidades e Retratos de Crianças. No Campus Santa Rosa estão expostos 20 quadros que destacam a infância nas mais diferentes situações e culturas.
Os interessados em levar as exposições para suas entidades poderão entrar em contato com o Museu pelo e-mail madp@unijui.edu.br ou pelo telefone (55) 3332- 0257 ou (55) 3332-0252.