A FEMA, engajada na proposta de construir uma formação qualificada e conectada com as demandas atuais e complexas do mercado de trabalho e com a realidade social e cultural, investiu, ao longo do ano letivo de 2018, em práticas pedagógicas e propostas metodológicas que colaboram para atender à essa demanda. O professor Nedisson Luis Gessi, coordenador de dois cursos superiores, capitaneou o projeto “FEMA LEGO SERIOUS PLAY”, que viabilizou observações, coleta de dados e significantes que efetivam essa proposta na FEMA.
A partir dessa idealização, formou-se um pequeno grupo de professores que se disponibilizou a trabalhar em pares, na interação, e como mediadores nesse percurso. Essa equipe, contou com o apoio e a legitimação da Direção das Faculdades Integradas Machado de Assis e dos Coordenadores dos Cursos Superiores, que acreditaram ser esse o caminho para mudanças significativas, que atendem ao novo sujeito estudante que interage e age no Ensino Superior e que possa ser capaz de corresponder às demandas da sociedade contemporânea. O projeto, coordenado pelo professor Nedisson Luis Gessi, inicialmente conta com os professores colaboradores e mediadores: Juliane Colpo, Liliana Gessi e Lauri Heckler.
O projeto iniciou a sua implantação em agosto de 2018, primeiramente com os Cursos Superiores em Administração, Recursos Humanos e Gestão da Tecnologia da Informação e, na sequência, abarcou o curso de Direito. Para o ano de 2019, o projeto contemplará os cursos de Enfermagem e de Ciências Contábeis. A metodologia LSP® ainda é nova e pouco difundida no Brasil.
O que é LSP® Lego Serious Play?
LSP® Lego Serious Play é uma metodologia que facilita o desenvolvimento de indivíduos, equipes e organizações, melhorando a comunicação, facilitando o pensamento e a materialização de ideias. Os processos de análise e de solução de problemas também são favorecidos e promovem o aprendizado, o engajamento e o comprometimento das pessoas e potencializa seu desempenho. É um processo de facilitação, onde o método 100×100 é priorizado, ou seja, incentiva a participação de todos. Você pode mobilizar engajamento, desbloquear novos conhecimentos e fazer uma ruptura no pensamento convencional de forma lúdica e interativa. Essa metodologia é muito utilizada em diversas organizações no mundo inteiro. Aqui, apenas alguns exemplos: Citibank, Kraft, Colgate, Google, Novartis, Kimberly-Clark, Natura e Toyota.
Face a importância e a necessidade das IES investirem em ambientes de aprendizagem ativa, a Metodologia LEGO Serious Play surge como uma alternativa para contribuir na melhoria dos resultados no processo de aprendizagem, uma vez que a metodologia promove o psychological flow que é um estado mental de operações em que a pessoa está totalmente imersa no que está fazendo, caracterizado por um sentimento de total envolvimento e sucesso no processo da atividade. Proposto pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o conceito tem sido utilizado em uma grande variedade de áreas do conhecimento, permitindo que os estudantes ganhem mais do processo de aprendizagem ao serem envolvidos, engajados e tendo prazer em participar.
Segundo o professor Nedisson, a FEMA está transformando as Salas de Aula em “Ambientes de Aprendizagem Ativa” onde o Estudante é agente no processo ensino-aprendizagem. “Buscamos desenvolver competências cognitivas, técnicas, humanas e ética, ressalto algumas: engajamento, capacidade de inventividade, criatividade, inovação, liderança, pensamento crítico, flexibilidade diante do desafio, capacidade de lidar com as diferenças de pensamentos e ideias, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, resiliência e capacidade de resolver problemas complexos entre outras.