Hoje vou compartilhar com vocês uma experiência de turismo, unindo a visão pessoal com a profissional do segmento de viagens e turismo, onde as oportunidades estão latentes neste período de retomada dos negócios pós pandemia. Durante uma consultoria a uma agência de viagens, fui convidado a participar de uma viagem junto com meu filho até o Beto Carreiro World em Santa Catarina. Como não tinha me planejado para programações neste período de férias escolares, analisei o custo e a minha disponibilidade e consegui me organizar para aceitar o convite e seguir viagem rumo a esta aventura.
Esta experiência me trouxe visões bem interessante de oportunidades, tanto relacionadas as questões familiares como na questão profissional, vou começar destacando algumas questões familiares, que, ao meu ver, foi uma ótima oportunidade para me aproximar de meu filho, fazermos programações juntos, conhecer o Beto Carreiro que não conhecíamos, vivenciar a diversão junto aos brinquedos e principalmente, superar desafios como aos brinquedos mais radicais, a exemplo da montanha russa invertida (firewhip).
Além disto, vem o ambiente de descobertas, experiências e conhecimento, neste sentido me chamou muita atenção o zoológico do lugar, que pudemos conhecer animais como elefantes, girafas, tigres, leões, macacos, flamingos, entre outros pássaros e animais diversos, mas dou destaque para a beleza do mico leão dourado, que foi um espetáculo à parte nesta visita. Saindo do zoológico, também pudemos assistir apresentações artísticas como o espetáculo ACQUA, que une circo e teatro para encantar os presentes, entre outras vivências e apresentações musicais e artísticas que aconteciam de tempo em tempo no parque.
Na visão Profissional, vivenciar este mundo de entretenimento do Beto Carreiro foi uma experiência incrível, o parque é uma cidade, não só pelo tamanho, mas pelo volume de pessoas que recebe, pelos negócios, pelo investimento, este ambiente representa o poder do TURISMO e as OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO que este segmento possibilita. Um parque que une, brinquedos, atrações radicais, atrações culturais, música, arte, circo, zoológico e um universo gastronômico e lúdico para crianças e adultos, é impressionante. Obviamente tem o lado ruim que são as filas para as atrações, mas as filas são realidade devido a acertos nas atrações, que geram maior interesse da população do que a capacidade de atender. Inclusive até as filas intermináveis, geram oportunidades com a venda de pacotes com passe livre para brinquedos, sem a fila, pagando valores específicos para uma fila diferenciada.
Mas onde está o segredo do sucesso? Diversidade de atrações e planejamento focado nos diferentes públicos-alvo do parque. Analisando por esta perspectiva, entendo que o público-alvo efetivo são famílias e considerando que são formadas por pessoas de todas as idades, tem atrações para todos os gostos, quem curte adrenalina e desafio, se diverte, quem curte brinquedos mais tranquilos, tem opções. Para crianças de colo, tem opções, para quem não quer brincar, mas gosta de animais e atrações artísticas, existem atrações neste sentido de hora em hora, fora o zoológico que está sempre a disposição. Considerando que ainda surgem oportunidades específicas de faturamento com atrações e brinquedos com pagamento separados que são focados em temáticas específicas.
Para o ambiente de negócios, analisar estes modelos, muito mais do que uma visão de investimento e movimentação financeira, é interessante entender os processos, o funcionamento desta estrutura, a organização, o atendimento, a preparação e toda a orquestra que acontece para tudo funcionar 100%, dia a dia. Estrategicamente um oceano de possibilidades que permite entender que um local pode se transformar num sucesso a partir de um sonho empreendedor.
Vejam quantas vivências um SIM a este convite de viagem significou. Muito além de viajar um final de semana, conhecer as atrações do Beto Carreiro Word e ter momentos em família, viagens assim ampliam a nossa visão, permitem valorizar momentos e experiências e gerar conhecimento para a vida e para os negócios.
E você, gosta de viajar? Compartilha conosco suas experiências.