Nesta sexta-feira (14/11), a Subcomissão dos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) do Legislativo, promove audiência pública sobre os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no Rio Grande do Sul, no município de Santa Rosa. O evento, proposto pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), relator da Subcomissão, acontece às 9h, no auditório do IFFAR – campus Santa Rosa.
Segundo o proponente, a audiência dá continuidade a uma série de eventos, visitas a municípios, entrevistas com historiadores e povos originários históricos relacionados aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no RS, que devem compor o relatório final da Subcomissão sobre o tema no Legislativo. “Estamos fazendo um trabalho bastante minucioso de pesquisa, de escuta, de resgate de fatos e de protagonismo indígena Guarani, para constituir um relatório muito rico sobre os 400 anos, e que deverá ficar como documento para consulta das comunidades envolvidas e a sociedade em geral”, detalhou o parlamentar, rememorando a primeira audiência pública sobre o assunto, realizada em setembro, na casa da Assembleia Legislativa, na Expointer.
A audiência em Santa Rosa integra a abertura do Seminário 50 Anos do Iº Simpósio Nacional dos Estudos Missioneiros, evento acadêmico que, desde a primeira edição, em 1975, ocorria a cada dois anos em Santa Rosa, com a proposta de agregar pesquisadores e incentivar os estudos referentes ao processo histórico missioneiro no Brasil e no Prata. A última edição, a 11ª, foi realizada em 1995, deixando um legado de artigos escritos pelas principais autoridades científicas nos temas missioneiros e afins. Esta produção está preservada nos anais publicados e circula por variadas instituições científicas.
Após a audiência pública, o Simpósio será iniciado pela apresentação do Coral Guarani, às 11h. À tarde, serão realizadas 3 mesas de debates: “Resgatando a Memória do I Simpósio Nacional de Estudos Missioneiros”; Guaranis e Missões na História: novas abordagens teórico-metodológicas” e “Palavras Ancestrais na Tava: Cosmovisões Guarani sobre as Missões Jesuítico/Indígenas”. O encerramento acontece às 17h.
Subcomissão promove, em Santa Rosa, audiência pública sobre os 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis no RS
Notícias Relacionadas
-
Hospital Vida & Saúde revitaliza espaço infantil externo com recursos do Fundo Social Sicredi
O Hospital Vida & Saúde foi novamente beneficiado com a aprovação de um projeto no…
-
Santa Rosa avança com novas obras de pavimentação asfáltica
A cidade segue em ritmo constante de desenvolvimento. O Prefeito Anderson Mantei autorizou mais um…
-
Gabi Rock embarca para a China em sua segunda temporada internacional
Em abril de 2025, quando iniciou temporada na Índia, residiu por cinco meses em Mumbai,…
-
Helena é o nome mais registrado pelos pais em Santa Rosa em 2025
O nome Helena foi o mais escolhido pelos pais em Santa Rosa em 2025. Ao…











