,

Sim ou não ao retorno das atividades escolares?

Sim ou não ao retorno das atividades escolares?

Na manhã de segunda-feira, dia 21, realizou-se mais uma reunião em ambiente virtual dos prefeitos da AMUFRON – Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste, convocada pelo presidente Vilmar Sidinei Horbach – Prefeito de Boa Vista do Buricá, com o objetivo de debater sobre a retomada das atividades escolares na região.

Como convidados, estiveram o coordenador Regional dos Secretários de Educação, Secretário Valmir de São José do Inhacorá e a Vice Coordenadora, Secretária de educação Zenaide de Independência, que explanaram para os prefeitos, as inúmeras dificuldades e preocupações que vem afligindo grande parte dos secretários municipais, caso aconteça o retorno das atividades escolares, em meio a pandemia.

Segundo os coordenadores, alguns municípios chegaram a realizar pesquisas entre os pais, sobre serem favoráveis ou não ao retorno das aulas. Como resultado, cerca de 75% dos pais estão determinados a não mandar os filhos para a escola, pois temem a contaminação. Outra alegação diz respeito ao quadro de pessoal, que tem muitos servidores afastados pois pertencem ao grupo de risco. Ainda a necessidade de adequação aos protocolos pré-estabelecidos, demandam mais monitores para trabalhar, tanto no transporte escolar como em sala de aula, o que no momento não pode ser suprido, pois estamos em período eleitoral e as contratações estão vedadas.

Muitas dúvidas pairam sobre os mandatários municipais, em relação ao retorno ou não das atividades escolares. Dos 18 municípios que participaram da reunião, cerca de 60% acham que não seria o momento de retomar as atividades presenciais nas escolas, enquanto 30% autorizaram o funcionamento das instituições de ensino particulares, e /ou planejam algumas atividades presenciais, como forma de recuperar conteúdo, ou ainda, aguardam o resultado de pesquisas municipais para tomada de decisão.

Como encaminhamento, definiu-se que a AMUFRON promoverá nova reunião no dia 01/10, oportunidade em que com mais informações sobre os prós e contras que o retorno escolar deve impactar, a região possa fazer a melhor escolha, que sempre será a pela vida.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas