A Sociedade Educacional Três de Maio – Setrem prepara o retorno das aulas presenciais para o dia 5 de outubro, para os seguintes níveis de ensino: Educação Infantil, Ensino Médio, Ensino Técnico e Faculdade. O retorno será gradual e seguindo todas as orientações estabelecidas no Decreto 55.465/20, emitido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A Instituição apenas aguarda a liberação do Governo Municipal de Três de Maio, que deve emitir um decreto sobre o retorno das aulas presenciais ainda nesta semana. Conforme o decreto do Governo do RS, atualmente o município atende a exigência de estar em bandeira laranja ou amarela há pelo menos duas semanas e a Setrem atende todas as normas estabelecidas pelo governo estadual e municipal.
Cronograma
05/10 – Educação Infantil (Creche e Pré-escola – 0 a 5 anos), Ensino Médio (1º ao 3º ano), Ensino Técnico (todos os cursos e semestres) e Faculdade (todos os cursos e semestres);
03/11 – Ensino Fundamental (anos finais – 6º ao 9º ano);
16/11 – Ensino Fundamental (anos iniciais – 1º ao 5º ano).
Requisitos para o retorno
Para o retorno das atividades escolares presenciais, a Setrem criou o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Local). Durante os últimos meses, o COE-E Local da Setrem elaborou o Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19 e o Plano de Ação Pedagógico para o Retorno às Atividades Escolares, conforme o Decreto 55.292/20 emitido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e disposto na Portaria Conjunta SES/SEDUC nº 1/2020.
O Plano de Contingência possui orientações aos estudantes, professores e colaboradores para o retorno gradual e seguro às atividades presenciais, bem como a indicação do serviço de saúde de referência para encaminhamento de casos suspeitos ou pessoas sintomáticas. Este plano está disponível no site www.setrem.edu.br/coronavirus
Como será o retorno
Conforme indicado pelos estudantes, familiares e/ou responsáveis, todos aqueles que apresentarem o Termo de Anuência e concordando com tal, assim como respeitando o limite de capacidade de 50% das salas de aula, o retorno gradual está previsto da seguinte maneira:
Educação Infantil – Para as crianças da Educação Infantil (Creche e Pré-escola), o retorno será escalonado e as aulas serão híbridas, ou seja, ao mesmo tempo presenciais e online. As professoras e monitoras receberam treinamentos específicos e há protocolos especiais para acompanhamento e auxílio das crianças.
Ensino Médio – Para os estudantes do Ensino Médio (1º ao 3º ano), o retorno será escalonado, observando o retorno prioritário de filhos dos profissionais fundamentais para a gestão da crise da saúde e para a continuidade dos serviços essenciais, as crianças/estudantes pertencentes ao mesmo grupo familiar, e a observação do limite de ocupação do transporte fretado, conforme determina a Portaria Conjunta SES/SEDUC nº 1/2020. As aulas também serão no formato híbrido, atendendo de maneira equitativa os estudantes que estarão na escola e em casa.
Ensino Técnico e Faculdade – Para estes estudantes, o retorno também será escalonado e as aulas também acontecerão no formato híbrido.
Procedimentos ao chegar na Setrem
Para o retorno seguro às atividades escolares presenciais, será preciso que todos se mantenham em cuidado constante. Neste sentido, seguem algumas orientações estabelecidas pelo COE-E Local no Plano de Contingência:
Unidade São Paulo (Educação Infantil) – Nos momentos de entrada e saída dos alunos na escola será adotado o sistema de drive-thru. A entrada será pela rampa de acesso principal, apenas de crianças e trabalhadores, após a aferição da temperatura, investigação dos sinais e sintomas, higienização dos calçados no pedilúvio, higienização das mãos e das mochilas. O responsável aguarda a entrada na escola, na demarcação feita no chão, observando o distanciamento social.
Campus Setrem – O acesso ao Campus está condicionado à utilização de máscara de proteção individual, aferição da temperatura, investigação dos sinais e sintomas, e higienização dos calçados no pedilúvio. Neste primeiro momento, o acesso será restrito ao Portão 1.
O embarque e desembarque de estudantes será no estacionamento rotativo (antigo estacionamento dos ônibus). Estão demarcados espaços exclusivos de estacionamento rotativo para carros e motos, bem como para transporte escolar (ônibus e vans). Estes estudantes devem se dirigir ao Portão 1 para os procedimentos anteriormente citados. Em caso de fila, respeitar o distanciamento social de 1,5m.
Também é importante seguir as indicações de fluxos de acesso e saída dos prédios, mantendo-se sempre à sua direita, evitando o contra fluxo e a possibilidade do não cumprimento do distanciamento seguro. Em seguida, ao acessar qualquer prédio do Campus, deve-se lavar as mãos ou utilizar álcool em gel 70% e higienizar os calçados no pedilúvio;
Procedimento para casos suspeitos
Em caso de temperatura igual ou superior a 37,8°C ou sintomas gripais, imediatamente a Equipe de Apoio solicitará o retorno para seu domicílio e comunicará a Rede de Saúde do município para que sejam realizados os encaminhamentos necessários.
As orientações completas estão disponíveis no site www.setrem.edu.br/coronavirus