Foi realizado em Porto Alegre, pelo Semear Agro Hub Santa Rosa, em parceria com o Tecnopuc, o Pitch Reverso. Durante o encontro, foram apresentados desafios que possam ser solucionados com o apoio de startups e tecnologias inovadoras. A iniciativa reuniu empresas e potenciais solucionadores em um ambiente de inovação e colaboração.
O evento contou com 11 empresas apresentando suas demandas, entre elas: Alibem, Cotrirosa, Grupo Camera, Politecno Indústria de Plástico, São José Industrial, Sicredi União RS/ES, Target Desenvolvimento de Softwares (Agro+), Verde Companhia Ambiental e Vinícola Casa Tertúlia. As necessidades apresentadas abrangeram temas como aplicação de inteligência artificial, expansão de mercado, criação de aplicativos, alavancagem do turismo, estratégias de marketing, eficiência e controle de produção, monitoramento de ativos e otimização de processos internos.
O ecossistema do Tecnopuc contribuiu para que as empresas parceiras do Semear, Ecko Gestão de Marketing e Perke Engenharia, apresentassem propostas e expertises para atender às demandas estratégicas expostas pelas instituições participantes. O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Tecnologia, Odaylson Eder, destacou a relevância do evento como marco inicial do projeto na região noroeste, “O Pitch Reverso representa a primeira grande entrega do Semear para a comunidade regional de Santa Rosa. Foi um movimento importante, no qual todos os presentes puderam perceber o impacto positivo e o potencial que o hub tem para gerar em nossa região. A partir deste momento, damos início a uma nova etapa do projeto, carregada de expectativas promissoras e com a certeza de que estamos construindo um ambiente de inovação e desenvolvimento que beneficiará toda a comunidade”.
Além das rodadas de pitch e das conversas B2B, o evento contou com a participação de diversos secretários da Prefeitura de Santa Rosa, que acompanharam de perto as oportunidades de conexão e soluções apresentadas. Outro momento importante foi a participação no podcast Celeiro Agro Hub, gravado no Tecnopuc, que registrou as perspectivas sobre inovação no agronegócio e nos setores envolvidos. Houve também a realização de um matchmaking entre empresas e startups, fomentando parcerias e abrindo caminho para novos projetos colaborativos. A partir de agora, serão fechados os últimos contratos com as mantenedoras e em breve, lançado o site e as redes sociais do Semear, que serão os canais para divulgar novidades e oportunidades do hub.