Santa Rosa sedia oficinas presenciais de curso da Fiocruz sobre atenção psicossocial em desastres socioambientais

Santa Rosa sedia oficinas presenciais de curso da Fiocruz sobre atenção psicossocial em desastres socioambientais

Com o objetivo de fortalecer o cuidado em saúde mental em territórios afetados pelas enchentes de 2023 e 2024, Santa Rosa foi um dos municípios selecionados para sediar as oficinas presenciais do Curso de Atualização “Atenção Psicossocial em Desastres Socioambientais: o cuidado centrado nas pessoas pelos caminhos das águas”.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Brasília), com apoio de instituições estaduais e municipais. A formação é voltada para gestores, trabalhadores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Rede Intersetorial, como assistência social, defesa civil, meio ambiente, planejamento, além dos atores locais: bombeiros, Cruz Vermelha e lideranças comunitárias das áreas de risco do município.

Os encontros presenciais estão sendo realizados na 14ª Coordenadoria Regional de Saúde e reúnem representantes da Prefeitura e da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR), em conjunto com profissionais do município de São Borja. Ao todo, a capacitação tem carga horária de 120 horas, divididas em duas etapas: 40 horas presenciais, com oficinas práticas, e 80 horas online, por meio de comunidades de prática que promovem o aprofundamento dos temas abordados. A Gerente de Atenção Primária à Saúde da FUMSSAR, Lidiene Superti, destacou a ação, “O curso é uma oportunidade essencial para refletirmos sobre as estratégias de cuidado em contextos de crise, considerando a realidade do nosso município. A participação dos profissionais de Santa Rosa reforça o nosso compromisso com o cuidado integral à população atingida por desastres”.

Ao final do curso, os participantes receberão certificado de atualização em atenção psicossocial em desastres socioambientais. O produto final das oficinas será a construção de um Plano de Ação local, voltado para a atuação psicossocial em situações de emergência.

Notícias Relacionadas