É indubitável que o uso de celulares no trânsito já gerou muita discussão, porém, ainda é um fator bastante determinante relacionado a acidentes e merece ter uma pauta para debater.
Em Santa Rosa foram registradas aproximadamente 50 infrações de uso de celulares desde o início do ano até agora. A Administração Nacional de Segurança Viária revela que o uso de celular aumenta em 400% o risco de sofrer um acidente de trânsito. Vários podem ser os acidentes causados pelo uso do celular.
Estudos apontam que alguns motoristas chegam a ficar até 4,5 segundos sem atentar ao trânsito enquanto interagem em alguma rede social. Sendo assim, abrir uma rede social à velocidade de 50 km/h equivale a deixar o carro “dirigir sozinho” por uma extensão equivalente a 12 veículos populares enfileirados. Para responder uma mensagem no Whatsapp à velocidade de 80 km/h equivale a dirigir a extensão de um campo de futebol inteiro com os olhos fechados.
“De acordo com a Abramet, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso de celular ao volante é a terceira maior causa de fatalidades no trânsito no Brasil. Dar aquela olhada no celular enquanto dirige pode até parecer inofensivo, mas o condutor está oferecendo um risco enorme não só para sua vida, mas também para de todos os usuários do trânsito”, relata o Capitão da Brigada Militar, Anderson Machado.
Para esse tipo de infração não existe uma operação específica, então o policial, ao visualizar o motorista manuseando o celular, fará a abordagem, ou caso não consiga, poderá mesmo assim realizar a autuação. “A dúvida sobre as infrações geralmente giram em torno de quando o carro está parado, ou seja, em um semáforo, parado em um cruzamento ou até mesmo quando está parado em um congestionamento. Acontece que mesmo nessas circunstâncias citadas, configura-se a infração, por mais que o veículo não encontra-se em movimento, o motorista se encontra na direção e na pista de rolamento, por isso considera-se que ele está dirigindo”, explica Anderson Machado.
O uso de celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A infração é considerada gravíssima, sendo passível de multa de R$ 293,47, além de render 7 pontos na carteira de habilitação.
Quando se fala em direção, segurança precisa vir sempre em primeiro lugar. Mexer no celular não traz risco somente para aquele está realizando o ato, mas para todos ao seu redor. Dirigir requer total atenção do condutor, pois assim reduz o número de acidentes que acontecem por meros descuidos e distrações. Existem perigos que podem ser evitados, e o uso de smartphones é um deles.