Para facilitar o pagamento das contas de energia no cenário atual, a RGE disponibiliza, desde o dia 22 de junho, a quitação da fatura por meio do cartão de débito virtual para quem recebe o Auxílio Emergencial do governo federal. A novidade foi incorporada às opções de pagamento da distribuidora em seu site e app “CPFL Energia” como mais uma comodidade aos clientes que querem manter suas faturas em dia e se torna um benefício a mais para aqueles cadastrados na Tarifa Social, com consumo que ultrapassou os 220 kWh com 100% de isenção.
O principal objetivo da ação é colaborar para que os clientes tenham mais uma forma de cumprir com seus compromissos junto à RGE e evitar que seu fornecimento de energia possa ser interrompido após o dia 31 de julho, nova data limite determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para a suspensão dos cortes por inadimplência de clientes residenciais e rurais, além dos prestadores de serviços essenciais.
Usando o cartão do Auxílio Emergencial, é possível quitar as faturas correntes ou até mesmo débitos vencidos no valor de no máximo R$ 1,2 mil. Por funcionar apenas na opção débito, não é possível que os valores sejam parcelados. Caso o cliente tenha interesse nessa função, ele pode optar por diversas outras modalidades de pagamento oferecidas também pelo site ou aplicativo da companhia.
Como usar. Para os correntistas da Caixa Econômica Federal, o cartão de débito virtual do Auxílio Emergencial pode ser emitido por meio do Internet Banking ou o aplicativo do banco para smartphones. Neste link é possível realizar a emissão contanto com a ajuda de um tutorial: https://youtu.be/Iv9ECZFtCCI.
Depois de emitido o cartão, o cliente da RGE pode acessar o site www.rge-rs.com.br ou o app “CPFL Energia” (por meio do botão “Débitos e 2ª Via de conta) e realizar o pagamento de sua conta de energia normalmente e sem sair de casa. A condição é válida para todos os clientes residenciais e pequenos comércios.
Confira outras condições de pagamento oferecidas pela RGE:
Parcelamento de contas em atraso. Os clientes que estiverem com uma ou mais contas em atraso e com valor acima de R$ 150 podem parcelar o débito em aberto em até seis vezes nos cartões de crédito Mastercard e Visa. Essa condição é exclusiva para pagamentos via canais digitais e é válida para um total de até R$ 18 mil em contas atrasadas.
Canais digitais. Os clientes da RGE não precisam sair de casa para resolver qualquer pendência com a companhia. Nos canais digitais da empresa é possível encontrar mais de 30 opções disponíveis, como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade, pedir religação do serviço e até enviar documentos e fotos. Para ter acesso aos serviços, o cliente deve acessar www.rge-rs.com.br ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ no smartphone ou tablet, que tem navegação gratuita durante esse período de pandemia.
A empresa iniciou o atendimento via whatapp. Por meio do número (51) 3539-6791, os clientes da RGE podem comunicar falta de energia na sua residência e, a partir de julho, outros serviços permitidos por meio desse atendimento.
A segunda via das faturas também pode ser solicitada por SMS. Basta o cliente enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para 27350. Os demais serviços também podem ser realizados pelo Call Center da distribuidora.
Adicionalmente, a empresa reforça que todos os clientes que possuam e-mail devem cadastrar seus endereços eletrônicos no cadastro e solicitar a modalidade de conta por e-mail, reduzindo a necessidade de entrega presencial das contas impressas.