Com o resultado do primeiro turno das eleições municipais, a composição da Assembleia Legislativa muda a partir de janeiro de 2025. Dos 55 parlamentares da Casa, cinco disputaram prefeituras em cidades gaúchas neste domingo (6). Luiz Fernando Mainardi (PT) foi eleito prefeito de Bagé e Valdeci Oliveira (PT) está no segundo turno em Santa Maria.
Mainardi, que já coleciona dois mandatos de prefeito, de 2001 a 2008, recebeu 51,71% dos votos, vencendo Roberta Mércio (PL), que obteve 38,93% dos votos válidos. Antes de comandar a prefeitura do município da Fronteira, ele foi vereador por duas legislaturas (1983-1985 e 1989-1992). Foi também deputado federal entre 1995 e 2000 e secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, no governo Tarso Genro. Na Assembleia Legislativa, ele deverá ser substituído pelo advogado Halley Lino de Souza, de Rio Grande, primeiro suplente da Federação PT-PCdoB.
Valdeci chegou ao segundo turno da eleição de Santa Maria com 40,63%. Ele irá disputar a segunda etapa do pleito com o atual vice-prefeito do município, Rodrigo Decimo (PSDB), que recebeu 25,86 dos votos. O petista, que está no quarto mandato consecutivo de deputado estadual, comandou Santa Maria em duas gestões (2001-2008), sendo o primeiro prefeito reeleito no município. Caso seja vitorioso dia 27 de outubro, sua cadeira será ocupada pela ex-deputada Ana Affonso (PT), segunda suplente.
A deputada Stela Farias (PT), que concorreu a prefeita em Alvorada, e o deputado Felipe Camozzato (Novo), que disputou o cargo em Porto Alegre, não tiveram sucesso na corrida eleitoral. Dr. Thiago Duarte (União), vice da pedetista Juliana Brizola no pleito da Capital, também deverá continuar na Assembleia Legislativa.