0
Shares
Pinterest Google+

Você já parou para analisar o tempo em que você fica em uma mesma posição? Ou melhor, sentado? Pare um minuto e reflita na pergunta. Se a resposta for “muito tempo”, está na hora de mudar.

O corpo humano não foi feito para ficar estagnado em uma mesma maneira por muito tempo. A falta de movimentação faz com que os músculos entrem em fadiga, mesmo se estiver uma postura correta, e se agrava ainda mais em casos que se admitam posturas incorretas.

Bianca Giongo
Scherf- Fisioterapeuta do Espaço Inspire

Com os avanços tecnológicos, as pessoas têm passado cada vez mais tempo sentadas e acabam sendo reféns de aparelhos de tecnologia e dos sofás. Essa é a postura na qual metade da população passa maior parte do dia. Seja nas diversas atividades, como no trabalho, no escritório, nos consultórios, em casa, nas horas de lazer, diante da televisão, em frente ao computador, ou até mesmo estudando.

Passar muito tempo na mesma posição tem sido associado a maiores riscos de diabetes, pressão alta, doenças cardíacas, dores na coluna e nas pernas. Alguns estudos apontam que entre os diversos fatores de risco envolvidos, a alteração biomecânica é um dos principais fatores no desencadeamento de distúrbios osteomusculares.

Os distúrbios osteomusculares quando relacionados ao trabalho (DORT) trazem problemas à saúde do trabalhador, caracterizando como um grande desafio para os trabalhadores e empresas, uma vez que, podem levar a afastamentos, diminuição no rendimento, estresse, problemas físicos e diminuição de produtividade. “A posição sentada pressiona muito mais os discos invertebrais do que a pessoa que fica em pé, aumentando ainda mais quando a postura é incorreta. A dor mais comum entre as pessoas que permanecem sentadas durante horas consecutivas é a dor nas costas, principalmente na região lombar”, salienta Bianca Giongo Scherf, Fisioterapeuta do Espaço Inspire

Bianca sugere que ocorra uma mudança de posição a cada 1h, criar por hábito levantar da cadeira para atender ao telefone, para tomar água, para falar com o colega de trabalho e alongarem-se, sendo essas, dicas que podem amenizar os prejuízos causados pela postura sentada.

“O ideal é que quando sentada, o corpo não incline para frente, que a tela do computador esteja a 45 cm de distância e alinhada ao nível dos olhos”, fala a fisioterapeuta e evidencia com a imagens as demais informações que são importantes.

O fisioterapeuta tem papel fundamental para prevenir ou tratar as possíveis alterações osteomusculares decorrentes da postura sentada. Ele pode atuar dentro das empresas fazendo as análises ergonômicas do ambiente de trabalho, assim como com a ginástica laboral para estimular os funcionários a dar pausas para alongar, relaxar e movimentar o corpo.

“O fisioterapeuta também trabalha com técnicas como o Método Pilates, Isostretching e o RPG (Reeducação Postural Global), que contribuem na conscientização postural, no alongamento e fortalecimento muscular. Essas técnicas atuam no sentido de diminuir ou mesmo fazer desaparecer estes desequilíbrios musculares que as pessoas adquirem após passar muito tempo sentada. Quando os casos são mais graves o tratamento médico seguido de sessões de fisioterapia para a analgesia é indicado, em muitos casos faz-se necessário até o uso de medicamentos”, afirma a fisioterapeuta Bianca Giongo Scherf.

 

Previous post

Projeto Andressinha é Campeã em Torneio de Verão

Next post

Obra de Santa Rosa para New York

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *