Promotoria faz entrega de celulares do Projeto Alquimia

Promotoria faz entrega de celulares do Projeto Alquimia

Um belo projeto que ganhou a adesão também do Ministério Público de Santa Rosa já está apresentando resultados. Trata-se do Alquimia, que consiste na recuperação e conserto de celulares apreendidos com criminosos em presídios, que sempre acabavam sendo destruídos. Conforme a Promotora de Justiça Cristiane Melo de Bona, este projeto iniciou na Comarca de Osório, no auge da Pandemia no ano passado, quando o Promotor local percebeu que um grande número de celulares eram apreendidos com criminosos em presídios e acabavam sendo destruídos, quando se podia dar uma destinação social a estes aparelhos.

“A partir disso, considerando a pandemia, as aulas remotas e a constatação da dificuldade dos alunos acompanharem as mesmas, criou este projeto que consiste no conserto destes aparelhos e na entrega para estudantes da rede pública. Foi um sucesso e replicado por muitas promotoras em todo o Estado. Em Santa Rosa, ele iniciou em julho deste ano e tem a parceria da Unijuí, que faz a recuperação destes aparelhos, o deixando em condições de uso”, explicou a Promotora.

De um primeiro lote de 22 celulares resgatados em Santa Rosa desde julho, que foi quando começou o Alquimia na cidade, 9 deles já estão prontos e foram entregues na quarta-feira, para a Secretária de Educação, que fará a distribuição dos aparelhos para os alunos, levando em conta alguns critérios, como boas notas, por exemplo. “Para o Ministério Público trata-se de um momento bastante significativo, porque consagra uma etapa final de um projeto muito querido por todos nós”, frisa Cristiane.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas