No dia 27 de agosto de 2022 foi realizado o projeto nacional “Mãos que Ajudam a Fortalecer a Nação”, uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil. As ações visaram atender demandas locais ao incentivar o serviço ao próximo e a união em torno de boas causas.
Na cidade de Santa Rosa (RS) o evento promoveu a arrecadação de alimentos em prol da Associação de Proteção à Menina de Santa Rosa (APROMES) e da Associação Beneficente São Francisco de Assis (ABEFRA). Com a ajuda da comunidade, de empresas, comércio, além de entidades da saúde e educação, a iniciativa arrecadou cerca de 500 kg de alimentos que já foram entregues a ambas instituições.
O projeto também procurou fortalecer a comunidade ao ensinar técnicas de armazenamento de alimentos. Essa prática permite que as pessoas conservem alimentos em perfeito estado por períodos de até cinco anos ou mais. Este aprendizado pode ajudar as pessoas a estarem preparadas, tendo alimentos disponíveis em seus lares em situações como a necessidade de isolamento social, greves de caminhoneiros, escassez de produtos, desemprego ou dificuldades financeiras.
As oficinas de armazenamento foram realizadas na tarde do dia 27, nas duas capelas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na cidade. Ana Maristela Souza de Oliveira, que coordenou a realização do projeto em Santa Rosa e em mais três cidades do noroeste gaúcho (São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e Santiago) entende que este tipo de conhecimento se faz cada vez mais necessário: “Ao praticar as técnicas de armazenamento doméstico, estaremos sendo agentes de nossas vidas, protagonizando nosso futuro, e não apenas esperando sofrer a ação dos imprevistos e intempéries da vida.”
No total, nas quatro cidades, o projeto arrecadou mais de 1200kg de alimentos que foram doados a instituições de caridade, sendo que grande parte das doações entregues em garrafas pet, já utilizando as técnicas ensinadas no dia 27.
Desde o ano 2000 no Brasil, o projeto “Mãos que Ajudam” atua como uma proposta permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário que mobiliza milhares de voluntários, membros e amigos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos do Últimos Dias. As ações promovidas pela Igreja já beneficiaram todas as capitais da federação e cerca de 200 outras cidades. Este ano, no mesmo dia, ao longo de todo território nacional, voluntários promoveram atividades relacionadas ao fortalecimento das mulheres, famílias e comunidades.