Prefeitura de Santa Rosa avança na modernização com ferramenta que automatiza processos administrativos

Prefeitura de Santa Rosa avança na modernização com ferramenta que automatiza processos administrativos

A Prefeitura de Santa Rosa tem investido na modernização da gestão pública por meio da implantação de processos digitais e outras ferramentas de gestão. Desde o mês de abril deste ano, um projeto chama a atenção pela agilidade de análise e operacionalização. Como definido no planejamento estratégico, iniciaram os testes de automação robótica de processos (RPA). A iniciativa, implementada e coordenada pela Secretaria de Governança e Gestão, tem como objetivo tornar a administração mais eficiente, ágil e transparente. Entre os processos já automatizados, está o envio diário de informações via whatsapp aos secretários sobre os aniversariantes do dia e servidores que completam tempo de serviço, promovendo assim maior integração e valorização dos colaboradores.

Além disso, o sistema envia relatórios automáticos aos secretários da quantidade de processos solicitados e encerrados, no ano, no mês e no dia, quantidade de alvarás de obras solicitados e concedidos. Também é enviado via whatsapp os indicadores de arrecadação e despesas diretamente ao prefeito e vice-prefeito, facilitando o acompanhamento da área financeira do município. O Secretário de Gestão, Ademir Rosa, destaca os benefícios das melhorias implementadas, “A adoção da RPA tem proporcionado um grande ganho de tempo em relação a atividade executada de forma manual dos servidores, que agora podem se dedicar a tarefas mais estratégicas. A automação trouxe mais agilidade e vem contribuindo para uma gestão mais eficiente”.

No setor de Recursos Humanos, processos relacionados à folha de pagamento, como concessão e convocação de férias, processos de efetividade e envio do espelho do ponto, estão sendo otimizados, reduzindo o retrabalho e minimizando falhas operacionais. Em fase de desenvolvimento, está a automatização da requisição e baixa de materiais da alimentação escolar, o que irá garantir mais controle e agilidade na gestão de insumos das escolas. A nova ferramenta ainda está em teste, mas mostra uma boa alternativa para melhorar os serviços públicos.  

Notícias Relacionadas