Ouvir o paciente é prioridade no atendimento prestado pelo Hospital Vida & Saúde. Mais do que oferecer assistência hospitalar, o HVS está atento a avaliação do paciente após o atendimento. Pelo menos duas vezes ao ano, a Instituição apresenta os dados da Pesquisa de Satisfação dos Pacientes – que integra o Programa de Aperfeiçoamento da Gestão. Na primeira avaliação deste ano, os indicadores foram motivos de orgulho para o Hospital: pela primeira vez, o Vida & Saúde ultrapassou a meta de 95% de satisfação, tanto na avaliação dos atendimentos ambulatoriais, quanto nas internações.
Implementada em 2008, a Pesquisa funciona de forma simples: cada paciente recebe um formulário de avaliação que é preenchido e colocado em uma urna. A partir daí os dados são separados, analisados, tabulados e apresentados. Os resultados são entregues para cada liderança de setor, que junto às equipes, avalia e analisa os resultados, propondo planos de ações e melhorias para alcançar índices ainda maiores.
Os resultados da pesquisa foram apresentados na última semana, pelo diretor de Qualidade do Hospital, Raul Heimerdinger, às lideranças de cada setor. Acompanhada pelo presidente Rubens Zamberlan e pela diretora-geral Vanderli de Barros, a apresentação detalhou as médias, destacando a evolução em relação aos anos anteriores.
A partir das avaliações dos pacientes neste primeiro semestre, o Hospital obteve uma média de satisfação de 96,08% nos atendimentos ambulatoriais, e de 95,88% nas internações, computando uma média geral de 95,98% e ultrapassando a meta do Hospital, estabelecida em 95%.
Entre os setores, destacaram-se os índices das Unidades de Atendimento 01, 03, 05, Pediatria, UTI Adulto e UTI Neonatal que se sobrepuseram à meta. Já entre os serviços de apoio, chamaram a atenção os altos índices da Central de Atendimento, da Nutrição, da Lavanderia, da Enfermagem e da Hotelaria, todos eles ultrapassando os 95%.
Já no atendimento ambulatorial, os serviços de Diagnóstico, Oncologia, Centro Clínico e Endoscopia se destacaram consideravelmente. Em sua primeira participação na Pesquisa, o Banco de Leite obteve 100% de satisfação entre os atendimentos.
Ao parabenizar os servidores, a Diretora-geral agradeceu a dedicação e o trabalho dos profissionais e ressaltou: “Parabenizo todos vocês servidores, tenho a certeza que com todo este empenho cresceremos ainda mais como Instituição e continuaremos prestando o atendimento de qualidade que Santa Rosa e região merecem”.
Já o presidente Rubens Zamberlan cumprimentou as lideranças e falou sobre a qualidade da equipe do Hospital, destacando o apoio e a confiança do Conselho de Administração em relação aos servidores. Para o Presidente, os resultados da pesquisa demonstraram o momento vivido pela Instituição, que está realizando investimentos e mantendo um alto padrão de qualidade em prol da comunidade.
Em dezembro, nova pesquisa será realizada, com avaliações referentes ao segundo semestre do ano. Enquanto isso, os setores se organizam para implantar melhorias baseadas nas sugestões e avaliações de cada paciente que passa pelo Vida & Saúde.