A população é formada de pessoas de várias raças, várias religiões, vários costumes e principalmente várias personalidades. No universo dos negócios entender estas personalidades é importante para conseguir pensar as melhores soluções em produtos e serviços para cada pessoa e além disto, qual a forma de atendimento que é ideal para cada perfil, conseguindo organizar-se para atender as pessoas da melhor forma possível, principalmente os perfis de clientes que são públicos-alvo de cada negócio.
Precisamos entender que existem pessoas que gostam de muita atenção e que valorizam um atendimento mais detalhado e específico para suas necessidades, normalmente estas pessoas gostam de contar suas expectativas e seus problemas a serem atendidos, tem facilidade de comunicação, gostam de fazer amizade com os vendedores e com as pessoas que fazem parte do negócio onde elas frequentam. Para este perfil, mesmo que a organização da sua loja esteja pensada para um self-service (autoatendimento) conversar com um vendedor faz bastante sentido para trocar ideias e fortalecer relacionamentos.
Outro grupo de pessoas têm sua personalidade voltada a exclusividade, tem um alto nível de vaidade em suas escolhas e por isto, valorizam produtos e serviços que comunicam valor agregado a outras pessoas e que reforçam suas posições diferenciadas, principalmente financeiramente. Tem tendências de consumir mais marcas famosas e reconhecidas, suas escolhas são sempre no foco de valorização estética e de reconhecimento público. São normalmente pessoas mais práticas e focadas, não gostam de perder tempo, já tem preferências pensadas dentro de seus objetivos de consumo. Normalmente tendem a valorizar mais o produto do que o atendimento, desde que seja fácil e prático deste produto ser encontrado em seu ambiente comercial. Além disto, para estes clientes, o preço não é o principal fator, mas sim o valor agregado que este produto representa. Quanto a serviços, fazê-los ganhar tempo é um grande diferencial.
Também existem as pessoas que gostam da diferenciação, normalmente tem seu estilo próprio e o que serve para todos, para eles não faz sentido. Este perfil gosta de ousar nas cores e nas combinações, gosta de criar e ser livre em suas escolhas, sem críticas. Padrões não fazem sentido, então ambientes com liberdade e acesso fácil a todas os produtos, possibilitando-os experimentar variações e desenvolver suas habilidades criativas é um grande passo para sua satisfação. O atendimento neste caso, pode ser um problema quando limitar suas possibilidades. Neste caso o self-service funciona bem, quando suas variações e possibilidades estão ao alcance de seus olhos. Ter produtos incomuns é a chave, o preço não é um fator importante, desde que a diferenciação seja alcançada.
Por outro lado, existem personalidades que não gostam de se comunicar, são mais fechados, preferem a discrição e suas rotinas de compras são baseadas em muito estudo prévio (pesquisa), usam muito a internet e quando chegam até uma loja física, normalmente sabem muito mais do produto que desejam do que os próprios vendedores. Para este perfil o melhor ambiente é mesmo o self-service e com o menor contato físico possível, no entanto, com acesso ao máximo possível de informação, principalmente características técnicas e origem dos produtos. O melhor atendimento neste caso é o padronizado, totalmente voltado ao processo relacionado a compra, interação pessoal não é interessante. O preço precisa ser considerado justo para compra, sem necessitar explicações da equipe de vendas.
Bem, entendo que conhecendo cada vez mais o pensamento das pessoas, fica mais fácil planejarmos e organizarmos os negócios para conseguir fazer um bom atendimento com produtos e serviços adequados a cada cliente. Estas foram algumas das personalidades que observo ter presença em nossos ambientes comerciais.
Só existem estas? Nas próximas colunas, vou trazer mais informações a respeito deste tema.
Você concorda com minha visão sobre estes tipos de pessoas? Como é seu comportamento mediante suas escolhas comerciais?