Home»Agricultura»Pequeno produtor de Tuparendi está ganhando dinheiro com melancia

Pequeno produtor de Tuparendi está ganhando dinheiro com melancia

0
Shares
Pinterest Google+

Antoninho Smanioto possui vinte hectares na localidade de Lageado Minas. É considerado pequeno produtor rural. Indagado sobre o fato de migrar para a cidade, respondeu: “Nasci, me criei e vivo até hoje aqui, no interior. Este é o meu mundo. Não penso em mudar para a cidade. Aqui sempre tem muito serviço, mas quem não gosta de trabalhar não pode ser agricultor. Aqui temos trabalho sempre, todos os dias, as mais diversas tarefas. Levantamos pela madrugada e muitas vezes só paramos quando a noite está avançada. Mas nosso esforço é compensado pela liberdade de tomar chimarrão na área, dormir com janelas abertas, sair à noite tranquilamente para visitar nossos vizinhos. O silêncio por aqui só é quebrado pelo canto dos passarinhos”.

A propriedade é bem diversificada. A família planta milho, soja, pastagens e tem ainda uma área considerável de mato nativo, que é preservado. Pensando numa complementação da renda familiar iniciou o plantio de melancia, em uma área de meio hectare, há seis anos. O resultado foi satisfatório. Utilizando mão de obra familiar e eventual ajuda dos vizinhos no plantio ou na colheita, o agricultor foi aumentando a área gradativamente e hoje está cultivando dois hectares. Falou que com isso está alcançando maior segurança financeira para a propriedade. A lavoura aumentou a renda familiar.

Antoninho adquiriu muito conhecimento sobre a cultura e falou que a melancia, originária da África, tem preferência por uma temperatura média entre vinte e vinte e cinco graus. Chuvas intensas e temperaturas baixas prejudicam a cultura. O sistema utilizado é o de transplante de mudas. A semeadura é feita em estufas, na última quinzena de Julho ou início de Agosto e, após uns 45 dias vai a campo. Ou seja, o plantio definitivo foi realizado na metade do mês de Setembro e no início de Dezembro já havia frutos maduros. O espaçamento utilizado é, dependendo da variedade, de 2,5m por 2,5m.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de melancia do Brasil. Produz cerca de 30% da safra nacional. Em nosso Estado alguns municípios se destacam na produção, como Montenegro, Cacequi, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul e outros. O Estado de Tocantins, bem como o de Goiás, estão aumentando sua participação na safra nacional.

A comercialização da safra de melancia do produtor de Lageado Minas é feita à beira da Rodovia RS 305, próxima de sua propriedade. Além disso, muitos consumidores preferem comprar o produto direto na propriedade. O faturamento líquido, segundo o agricultor, está em torno de R$ 25.000,00 por hectare. “Mais um bom motivo para permanecer no campo”, disse Antoninho.

Clóvis Medeiros | Especial Jornal Gazeta

Previous post

Brigada ganha reforços

Next post

Agricutores são beneficiados com a construção de açudes

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *