Uma escultura que está em exposição no Museu Alcir Philippsen, na cidade de Santo Cristo, será analisada por pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A obra era propriedade da família Philippsen, que detinha posse de outras esculturas e obras que também estão em exposição no museu. O objetivo é descobrir detalhes sobre sua origem. Segundo o artista plástico e coordenador de Arte e Cultura do município, Bruno Machado, estima-se que a peça tenha cerca de 400 anos e seja de origem missioneira.
“Ela foi encontrada junto de outros objetos como urnas funerárias e ferramentas em uma região que teria abrigado um cemitério indígena”. A hipótese é de que a peça tenha sido encontrada na cidade de Alecrim, que fazia parte de Santo Cristo. Machado acredita que o estudo sobre a escultura em madeira é uma ação em benefício da preservação e valorização da arte sacra jesuítico-guarani.
A análise será feita pelo professor Edison Hüttner, coordenador e pesquisador do projeto de Arte Sacra Jesuítico-Guarani e Luso-Brasileira do laboratório de Arqueologia do Museu da PUCRS. O estudo, que já teve início, deve apresentar os primeiros resultados em 30 dias. O Museu Alcir Philippsen fica no Centro Cultural e passará por reformas, devendo ficar fechado nos próximos meses.