O mês de outubro é sempre um grande desafio para o mercado na visão de estimular as vendas. Estamos a 2 meses de acabar o ano, na véspera de novembro que vem com as famosas promoções BLACK FRIDAY e junto de tudo isto ainda estamos neste ano em período eleitoral, bem como, estamos a poucos dias do início de um dos maiores eventos esportivos mundiais, que é a COPA DO MUNDO 2022. O que tudo isto significa para o comércio e para o mercado?
Por um lado, existe a insegurança do período de eleições que acontece no final do mês, gera certa retração no mercado consumidor, já que, a população fica sem saber como serão as perspectivas da economia a partir do resultado das eleições do segundo turno, seja a nível estadual, mas principalmente a nível federal, que tem duas forças totalmente conflitantes disputando o poder e os rumos econômicos podem ser totalmente modificados a medida que troque o comando atual.
Além disso, novembro é famoso por suas promoções malucas dentro da dinâmica de mercado da BLACK FRIDAY, que é um movimento promocional com descontos muito agressivos e totalmente fora dos padrões negociados durante o ano. Esta proximidade gera uma expectativa na população de realizar compras mais baratas no próximo mês e as pessoas acabam economizando nos meses anteriores para aproveitar as melhores oportunidades com a redução dos preços, que teoricamente vem junto as ofertas da Black Friday. Por isso, o mês de outubro acaba sendo muito desafiador na visão de estratégias de vendas, obrigando os gestores a organizar apelos comerciais eficientes para garantir compras neste período. Como driblar todos estes fatores para conseguir atrair a atenção dos consumidores e gerar negócios, é a resposta de milhões.
No entanto, vincular promocionais e apelos comerciais relacionados a COPA DO MUNDO pode ser um grande gancho para gerar compras e romper as barreiras dos clientes, quem trabalha com televisores e estofados tem uma vantagem competitiva neste momento, por que são itens muito procurados para compras pelos consumidores nestes períodos de eventos esportivos, já que é tradição assistir a programação da copa com alta qualidade de som e imagem e geralmente tem um bom motivo para fazer-se a troca do aparelho de televisão nesta ocasião. É tradição também acomodar bem a família no sofá da sala para acompanhar os jogos e muitos optam pelo conforto deste móvel, gerando então um momento ideal para realizar-se trocas deste móvel para garantir qualidade e conforto para todos, principalmente neste período.
Ou seja, tudo pode ser um motivo para estimular o comércio a se movimentar, os eventos esportivos geralmente destacam uma grande oportunidade, pois evidenciam as deficiências e necessidades de melhoria em itens como os apresentados acima, que noutra situação, não seria importante. Um outro exemplo de movimentação comercial oportunizada pela COPA é o álbum de figurinhas DA COPA, que virou mania nas crianças e adolescentes do país, tanto que mesmo antes do evento começar, muitos já estão com todas as figurinhas garantidas. Obviamente o investimento para cada situação é diferente, mas o que vale ressaltar é a motivação e a oportunidade que estes grandes eventos proporcionam na população.
Enxergar e criar oportunidades neste cenário não é fácil, mas é o caminho para conseguir garantir bons negócios nestes períodos, investir em promocionais, decorações personalizadas, exposição diferenciada de produtos com temáticas relativas, tanto ao evento esportivo como também, ao sentimento de patriotismo que afeta os dois momentos,as eleições e a COPA DO MUNDO, podem ser alternativas. A inovação também pode ser uma chave que vem para ajudar os empreendedores que precisam se diferenciar e a tecnologia se apresenta como uma grande aliada de quem tem estes objetivos, portanto, investimentos nestes setores também podem dar bons resultados.
Desejo que tenhamos bons negócios, boas eleições e que o Brasil garanta o Hexa na Copa do Mundo.