Inserida na programação da Semana do Alimento Orgânico, celebrada de 25 de maio a 05 de junho no Rio Grande do Sul, uma oficina de identificação e preparo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), realizada durante o horário da feira do produtor, no Mercado Público em Santa Rosa, no dia 31 de maio, oportunizou conhecer sua versatilidade e o seu aproveitamento. Facilmente encontradas na região, as Pancs não são comuns no cardápio diário por terem suas funções alimentares desconhecidas.
A oficina, conduzida pela extensionista social da Emater/RS-Ascar Ivânia Polaczinski e pela agricultora Rosane de Oliveira, atende a estratégias do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo) e leva em conta o tema “Alimento orgânico: consciência, vida e saúde. Qualidade de saúde do plantio ao prato”, que agrega à campanha permanente Produto Orgânico, Melhor para a Vida.
Na ocasião foram apresentadas mais de 20 espécies de plantas, entre elas, caruru, beldroega, capuchinha, ora-pro-nobis, serralha, picão branco e folha de batata-doce, para o público identificar. A seguir foram preparadas duas receitas utilizando como ingredientes as Pancs: bolo de talos e patê de folhas verdes. Após o preparo os visitantes degustaram os pratos.
O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Grupo de Orgânicos Natureza Limpa, Aphrorosa, Administração Municipal, através das Secretarias de Desenvolvimento da Infraestrutura Rural e de Desenvolvimento Social.