O curso de panificados voltado ao grupo organizado de mulheres da Linha Cascata, interior de Santa Rosa, foi promovido nesta quinta-feira (06/11), pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). A ação está inserida em um contexto de promoção da segurança e soberania alimentar, buscando aproveitar e valorizar ingredientes produzidos pela agricultura familiar local, de forma saudável e diversificada.
Conduzido pelas representantes da Emater/RS-Ascar, gerente regional adjunta Ivânia Polaczisnki, assistente técnica regional Vanessa Gnoatto, e pelas extensionistas rurais Eliane Denise Schmidt e Cleidi Diel, o curso enfatizou boas práticas de manipulação e aproveitamento de ingredientes produzidos na região, incluindo Plantas Alimentícias não Convencionais (Pancs).
Foram apresentadas diversas receitas de pães e cucas, aproveitando mandioca, abóbora, centeio, ora-pro-nóbis, jabuticaba, butiá, leite e derivados, entre outros. Além de incluir novas receitas para autoconsumo de suas famílias, as mulheres participantes aproveitarão o conhecimento construído para preparar pães e cucas para o Encontro ampliado da Rede Ecovida de Agroecologia, que acontece de 21 a 23 de novembro, em Santa Rosa.











