A menos de seis meses do fim do prazo de cadastramento biométrico no Estado, o ritmo dos atendimentos preocupa a Justiça Eleitoral. Em ao menos 14 cidades, há risco de que mais da metade dos eleitores percam a data limite e acabem sem o direito de votar em 2020, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS).
Os eleitores das cidades que ainda não fizeram a biometria devem comparecer à Justiça no período determinado. Caso contrário, terão seu título cancelado. Hoje, eleitores de 49 municípios estão convocados para fazer o cadastramento. Na próxima segunda-feira (17), o número subirá para 50, com a inclusão de Casca na lista.
Segundo o TRE-RS, Camaquã, Carazinho, Charqueadas, Cruz Alta, Esteio, Guaíba, Imbé, Osório, Portão, Rio Pardo, São Gabriel, São Luiz Gonzaga, Sapiranga e Torres são os municípios com os cronogramas mais críticos.
Nesse recadastramento, apesar de todos os eleitores estarem convocados, somente aqueles que ainda não realizaram a biometria fazem o registro — quem já fez o cadastro pela impressão digital está dispensado. É preciso levar ao cartório eleitoral documento de identidade e comprovante de residência.
Os eleitores de outros 21 municípios gaúchos — entre eles, Porto Alegre — só serão convocados obrigatoriamente em 2021. Porém, para evitar filas, já é possível fazer a biometria.
A equipe do Cartório Eleitoral de Santa Rosa, pede agilidade das pessoas, visto que quem deixar para a última hora, não conseguirá atualizar o título, uma vez que será humanamente impossível atender grande demanda de uma vez.
Santa Rosa
Início do cadastramento: 11/03/2019
Prazo final: 11/12/2019
Eleitores pendentes: 26.212
53, 73% dos eleitores cadastrados
Total de eleitores: 56.650