A história do principal grão produzido no país recebeu ênfase, mais uma vez, com o lançamento do documentário cultural 100 anos da Soja no Brasil, apresentado pelo Sesi Show. O ato realizado nesta quarta-feira (09/07), reuniu lideranças, imprensa e a comunidade no auditório do Sesc, em Santa Rosa. O centenário da chegada dos primeiros grãos tem sido celebrado em diversas ações apoiadas pela Fenasoja desde 2024.
O documentário, dirigido por Leonardo Chitolina, Edvino Kelm Neto e Marciel Ludwig, apresenta, através da arte, a linha do tempo desde os desafios iniciais do plantio até a expansão comercial da cultura da soja, retratando impactos econômicos e sociais observados ao longo dos anos. A narrativa também destaca a evolução da Fenasoja como símbolo do progresso, da força do voluntariado e do protagonismo da região no agronegócio brasileiro.
Baseado em uma vasta pesquisa, o documentário lança luz ao espetáculo “100 Anos da Soja no Brasil”, que surgiu durante a organização da Fenasoja 2024, quando foi celebrado o centenário da soja no país. A iniciativa é fruto de uma importante parceria entre a Feira, por meio da Comissão de Cultura e Turismo, e do Grupo SESI Show, reafirmando o compromisso de ambas as instituições com a valorização da história, da cultura e da educação.
Apresentado por 30 jovens artistas, com idades entre 9 a 16 anos, o espetáculo retratado é desenvolvido pelo Grupo Artístico de Circulação Sesi Show, que integra o programa Iniciação às Artes do Sesi RS. A história da soja é contada a partir da combinação entre música, dança e teatro, reafirmando a expressão artística como instrumento de preservação da história e da identidade regional.
Entre as lideranças presentes no evento estiveram o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, presidente e vice-presidente da Fenasoja 2026, Marcos Servat e Fabiano Soltis, presidente do Conselho Consultivo Permanente da Feira, Dário Júnior da Motta Germano, gerente de operações do Sesi na região Noroeste, Francieli Mohnschmidt, assim como representantes das comissões da Fenasoja, lideranças políticas, institucionais e empresariais.
Servat avalia que o documentário “é mais uma forma de manter viva a nossa história, de sermos o Berço Nacional da Soja, tão bem representada com jovens talentosos aqui da nossa cidade, liderados neste belíssimo projeto coordenado pela equipe do Sesi Show”, ao acrescentar também que estes jovens “são verdadeiros artistas que encantaram em suas diversas apresentações pelo Brasil afora, ficando, portanto, o nosso reconhecimento ao Sesi”.
O material completo está disponível no canal da Fenasoja no Youtube, através do link https://www.youtube.com/watch?v=Bmb07yP1hLc.