Na sexta-feira, 1º de outubro, estudantes do 6º semestre de Farmácia da URI Santo Ângelo, na disciplina de Bromatologia, realizaram sua primeira aula prática demonstrativa no Laboratório de Inovação de Análise de Leite e de Apoio para Empresas, com o objetivo de comparar a metodologia convencional, que já utilizam, com a instrumental, recém implantada.
Esta última é realizada com equipamentos da mais moderna tecnologia em análise de leite, adquiridos via Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação. Segundo explica o laboratorista Maikow Zago, “enquanto uma análise convencional demora cerca de duas horas para fornecer o resultado, o sistema moderno registra o resultado em cinco minutos. Seu funcionamento é pelo princípio de citometria de fluxo e segue normas internacionais”.
Na tarde de sexta-feira, o grupo de estudantes, orientado pela professora Claudia Viegas, fez análises de gordura, densidade e outras características do leite utilizando os dois métodos. Os resultados das análises geraram valores estaticamente iguais entre si, no laboratório pela metodologia tradicional e pelo método instrumental Além de poder compará-los, os estudantes ficam preparados para saber operar ambos os sistemas.
Maikow Zago observou que o Lab-Missões está iniciando atividades para produtores de leite procederem análise de seus produtos.