Janeiro e seus desafios

Janeiro e seus desafios

Janeiro tradicionalmente em nossa região é um mês em que as pessoas tiram férias, tanto no ambiente empresarial quando no ambiente escolar, sendo propício a viagens para a maioria das pessoas e o resultado disto é menos população circulante e consumidora nas ruas das cidades do interior como a nossa. Além disto, as pessoas já fizeram suas compras de final de ano com presentes e lembranças e automaticamente tendem a reduzir o consumo nos meses subsequentes para reorganização financeira.

Este cenário, leva o comércio a organizar promoções e campanhas diferenciadas para atrair a atenção dos clientes e incentivar o fechamento de negócios neste periodo. A maioria das lojas, principalmente de confecções apostam em liquidações das coleções trabalhadas durante o ano, com descontos de até 50% nos produtos para limpar os estoques e trabalhar as novas coleções a partir de fevereiro, trazendo lançamentos e novidades em produtos, focando já nas próximas estações.

Na minha visão, isto não está errado, cada segmento tem suas estratégias e suas tradições, mas este é um movimento do mercado e não é necessariamente o único que pode ser realizado. Desta forma, o questionamento é se todas as empresas precisam entrar nesta lógica? Penso que não. Então como conseguir atrair os clientes e fazer negócios sem a queima radical de preços? Este é grande desafio para o comércio neste período pós festas de final de ano.

Uma opção é trabalhar diferenciações, tanto na forma de abordagem quando no lançamento de produtos e serviços que são necessidade dos consumidores para o momento em cada segmento. Uma abordagem que costumo organizar é o atendimento personalizado. Buscar uma lista de clientes ou potenciais clientes (indicações e contatos) onde temos um conhecimento de quem são as pessoas e seus hábitos e consumos, seu estilo de vida e principalmente suas preocupações e necessidades e assim, buscar atuar com produtos e serviços que atendam estas necessidades específicas, com uma linguagem mais próxima e efetiva da realidade de cada cliente.

Um exemplo desta estratégia é a seguinte: Sabendo que muitos clientes saem da dieta e ganham peso nas festas de final de ano e nas férias, para empresas que tem soluções para emagrecimento, recondicionamento corporal ou reeducação alimentar (Academias, Produtos Naturais, Farmácias, Nutricionistas, Estéticas, entre outros), isto pode ser uma grande oportunidade de se conectar com estes clientes, oferecendo soluções dentro deste contesto e fazendo com que a necessidade fale mais alto e impulsione negócios que numa situação normal não seriam feitos.

Outra estratégia pode ser o acionamento de novidades em produtos, lançamentos diferenciados podem chamar a atenção das pessoas e funcionar como gatilhos para venda, isto flui muito bem com tecnologias (telefones, jogos, eletrônicos, filmes, entre outros) e pode ser uma boa alternativa também para área de alimentação (novos pratos, novos cardápios, novas linhas de alimentos, novos espaços de atendimento, entre outros). Lembrando que o clima quente também é um fator que estimula as pessoas a se movimentarem em horários alternativos onde a temperatura é mais agradável como parques, avenidas arborizadas e áreas com bastante sombra. Desta forma, modificar horários e pontos de atendimento posicionando próximo destas áreas de maior fluxo de pessoas podem transformar-se num potencializador de negócios, principalmente para pessoas que tem crianças e/ou são adeptas a prática de esportes nestes espaços.

Em minha visão, o principal é analisar seu público e estar atento aos potenciais de negócio de acordo com estas variações de prioridades de consumo, com base nisto, fazer ações para estar mais próximo, destacar-se como opção e assim fazer mais negócios.

Boa sorte nesta busca. Bons Negócios.

Compartilhe você também o que vai fazer para transformar as vendas de janeiro num sucesso.

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