No mundo dos negócios as transformações são constantes, seja por cultura, por tecnologia, por questões de saúde, por informação ou mesmo por legislação, o fato é que a realidade empresarial muda muito rapidamente. Acompanhar estas mudanças é um desafio para todas as organizações que precisam se manter ativas, competitivas e capazes de satisfazer seus clientes nas mais variadas condições. Um exemplo de mudança bastante significativa que mudou a forma de trabalho e as relações nos negócios foi a própria pandemia, que devido a um vírus, transformou os ambientes, obrigou as pessoas a ficarem em casa, modificou totalmente as relações de trabalho implantando home office em várias empresas, obrigou os negócios se fortalecerem pela internet e implantar formas de entrega por delivery e/ou correios para conseguir atender as necessidades dos clientes, mesmo em cenários de negócios onde antes estas medidas seriam impensadas para aplicação em curto prazo.
O fato é que o mundo sofre mudanças constantes e estas mudanças afetam os negócios, e as empresas têm algumas opções mediante estas realidades:
As empresas com alta capacidade criativa modificam a realidade, criando soluções inovadoras.
Muitas empresas, com baixa capacidade criativa, mas com grande facilidade de adaptação e acesso a recursos, adaptam as soluções criadas, modificam caracterizam de sua forma para incluir em seu escopo de produtos e serviços e mesmo em seu dia, tornando uma realidade no seu ambiente, conseguindo oferecer competitividade as soluções originais.
Outras empresas, não conseguem criar soluções, nem se adaptar às novas condições e acabam saindo do mercado em função das mudanças. São as empresas que fecham ou que vão a falência por não conseguir suportar as mudanças dentro de sua realidade econômica, principalmente por não ter a capacidade de adaptação, não ter recursos e muito menos capacidade criativa neste cenário de caos.
A capacidade de criação e a fome de inovação são características presentes nas empresas que surpreendem com soluções inovadoras, agregando valor e diferenciação aos seus negócios. Com estas condições unidas ao acesso a tecnologias e recursos, este tipo de empresa consegue ir lançando novos produtos e serviços que modificam a realidade da população. Podemos observar empresas como Apple, Disney e Google que trabalham desta forma a nível mundial e que temos contato com suas inovações e soluções diariamente em nossos negócios e na vida cotidiana das pessoas.
A adaptação e a busca de soluções equivalentes as inovações criadas pelas empresas com alta capacidade criativas viram tendências de mercado, é comumente observada nas empresas que tem uma alta capacidade de resposta e apresentam produtos e serviços competitivos como novidades para seus clientes diante das transformações e inovações do mercado. Um exemplo deste tipo de empresa é a SAMSUNG que tem um posicionamento de mercado competitivo aos produtos Apple que costumam ser mais inovadores. Os aplicativos de transporte (UBER) e pedidos delivery (IFood) são outras tecnologias que fizeram inovação de mercado e teve adaptação de soluções criadas e trouxeram ao nosso acesso a possibilidade de utilização inclusive em nossa região como Garupa e Delivery Much, além de muitos outros.
As novas soluções e novas tecnologias, acabam modificando totalmente o mercado e a relação dos clientes com as empresas. O exemplo dos aplicativos de transporte e de pedidos delivery fez muitos clientes se acostumarem com este tipo de pedido, obrigando as empresas a terem estas soluções em seu escopo de atendimento e muitos que não aderiram as novidades formam substituídos por novos fornecedores, tornando inviável seus negócios.
Estar atento ao processo de evolução do mercado, as novidades, o que está acontecendo nas maiores cidades e no exterior e a forma que os clientes estão reagindo a estas novidades é muito importante para termos tempo de preparação, mudança, adaptação e transformação dos negócios acompanhando os novos tempos, que acontecem a cada dia.
E na sua realidade, como você acompanha e reage as mudanças. Modifica o mercado com inovações ou se adapta?