Na terça-feira (16) foram inauguradas as Salas das Margaridas das cidades de Cruz Alta, Uruguaiana, Santa Rosa, Cachoeira do Sul, Lajeado, Farroupilha e Bagé, por vídeo conferencia, respeitando todas as medidas de distanciamento contra a COVID-19. A cerimônia foi transmitida pelo Canal da Polícia Civil RS Oficial no Youtube.
A Sala das Margaridas faz parte de um projeto de acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência a ser instalada na delegacia de polícia de pronto atendimento com o intuito de criar um ambiente mais humanizado e acolhedor, que garanta a privacidade das vítimas para o relato das situações de violência sofridas.
Nos referidos locais, além do acolhimento às mulheres em situação de violência, será possível realizar, ainda, o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos pela lei Maria da Penha, atendimentos esses realizados, sempre que possível, por uma policial do sexo feminino.
A implementação da Sala das Margaridas é uma iniciativa que visa o bem estar das partes e demonstração de respeito à situação de vulnerabilidade emocional das vítimas.
Com estas inaugurações, serão 17 Salas das Margaridas distribuídas pelo estado, sendo 15 em Delegacias de Polícia de pronto Atendimento (DPPAs), uma em plantão de órgão policial e uma na DEAM de Porto Alegre.
Participarão do evento a Chefe da Polícia Civil, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Joerbeth Pinto Nunes, Delegado Luis Eduardo Sandim Benites, 9ª DRPI – Bagé, Delegado José Antônio Taschetto Mota, 20ª DPRI – Cachoeira do Sul, Delegada Caroline Virgínia Bamberg, 5ª DPRI – Cruz Alta, Delegado Paulo Rosa, 8ª DPRI – Caxias do Sul (Farroupilha), Delegado José Romaci Reis, 19ª DPRI – Lajeado, Delegado Ubirajara Daniel Diehl Junior, 10ª DPRI – Santa Rosa e Delegado Valeriano Garcia Neto, 4ª DPRI – Alegrete (Uruguaiana). Se farão presentes, de forma virtual, também, o Diretor do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis – DPGV, Delegado Thiago Albeche e a Delegada da 1ª DEAM de Porto Alegre e Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Departamento de Proteção a Grupos Vulneraveis (DPGV), Delegada Tatiana Barreira Bastos.